Entretenimento



"Um Lugar ao Sol"

Andrea Beltrão conta que não tem medo de envelhecer: "Até me acho mais bonita do que antes"

Ao contrário de Rebeca, sua personagem na trama de Lícia Manzo, atriz revela não ter problemas com a idade

29/11/2021 - 09h19min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Fábio Rocha / TV Globo/Divulgação
Na pele de Rebeca, Andrea Beltrão está roubando a cena

Em Um Lugar ao Sol, Rebeca (Andrea Beltrão) é uma das personagens mais complexas da trama e está gerando grande repercussão junto ao público: vida profissional em decadência, casamento fracassado, conflitos com a filha adolescente, medo de envelhecer... As telespectadoras devem ter se identificado com pelo menos um – se não com todos – os dilemas enfrentados pela modelo da novela de Lícia Manzo. 

Realismo

Aos 58 anos, Andrea Beltrão quebrou o jejum de 20 anos longe das novelas em grande estilo. A trama está no ar há menos de um mês, e Rebeca já figura entre os nomes mais citados nas redes sociais. Com dramas tão realistas, é natural que muitas mulheres se sintam retratadas na telinha. 

No entanto, os principais conflitos da personagem passam longe de sua intérprete.

– Tenho a mesma idade que a Rebeca, mas não vivi nenhuma pressão. Eu vivo bem, estou bem. Quando olho no espelho, até me acho mais bonita hoje do que antes. Tem foto que olho e falo: "Nossa, que coisa pesada". Hoje, me acho mais leve – pontua Andrea.

Essa leveza talvez seja o ponto em comum entre Andrea e Rebeca. A filha mais velha de Santiago (José de Abreu) tenta assumir uma postura otimista com relação à vida e aos problemas. Fato que, em capítulos recentes, foi alvo de censura por parte de sua irmã, Bárbara (Alinne Moraes), que disparou:

– Rebeca, você é a rainha do escapismo. Para você, o que impera é a ditadura do alto-astral, e ai de quem for contra.

Andrea analisa esse otimismo de sua personagem sob outro viés:

– A Rebeca reage, por mais que fique insegura, sofra, dê 10 passos para trás... Ela sempre está ativa na situação.

Fabio Rocha / TV Globo/Divulgação
Personagem é um poço de conflitos, mas não se deixa abater

No que se refere aos dilemas da idade, Andrea elogia a sutileza do texto de Lícia, que entra com profundidade, mas sem melancolia, em assuntos tão espinhosos:

– Essa questão da idade, a Lícia escreve isso com graça, leveza, afeto, não é uma coisa pesada. Como mulher dessa idade, todas as situações da Rebeca, se não vivi, compreendo perfeitamente e vejo com carinho. Não vai por lugar de angústia, é mais por "qual é o problema de envelhecer?". A gente não precisa ter problema com isso, até por que a outra opção é bem pior.

Prazer sem culpa

TV Globo / Divulgação
Cena gerou reflexões sobre liberdade sexual feminina

A altivez e autossuficiência de Rebeca se mostraram ainda mais evidentes na semana passada, em cena que repercutiu com força nas redes sociais. Após recusar fazer sexo com Túlio (Daniel Dantas), a modelo aproveitou enquanto o marido estava no banho e começou a se tocar, em uma rara cena de masturbação feminina no horário nobre. 

A sequência, que foi ao ar na quarta-feira passada, foi emblemática e abriu portas para que o assunto – considerado tabu para muita gente – passe a ser naturalizado. Lúcia Pesca, psicóloga e colunista da seção Falando de Sexo, do DG, ressalta a importância deste tipo de abordagem em uma obra que atinge milhões de brasileiros, como é o caso da telenovela:

– Uma coisa importante é as novelas estarem fazendo orientação sexual em um momento do país em que tantas coisas foram reprimidas. No momento em que a novela fala disso, é uma libertação do feminino, uma libertação das mulheres, mostrando que elas não só estão empoderadas em todas as áreas, mas também precisam se libertar nessa área afetiva e sexual.

A psicóloga Andréa Alves, que divide o espaço no DG com Lúcia, faz coro e acrescenta um episódio que demonstra o tamanho do alcance da  trama das nove. Ela conta que recebeu, via WhatsApp, o áudio de uma paciente comentando a cena da novela:

– Ela disse que ficou constrangida na hora em que começou (a cena), porque a filha estava junto, mas se deu conta de que "ah, isso é preconceito meu". Comentou com a filha como era  legal a novela estar abordando isso, trazendo essa importância de a mulher se permitir, se conhecer.

É só o começo!

TV Globo / Divulgação
Personagem de Gabriel Leone está mexendo com Rebeca

A novela está apenas começando, mas muitos outros conflitos ainda vão pintar na vida de Rebeca. Há mais amarras a serem desfeitas, e as mais intrincadas dizem respeito ao envolvimento com Felipe (Gabriel Leone), amigo de sua filha, Cecília (Fernanda Marques). Não será fácil para a personagem se jogar nessa relação e assumir seus sentimentos.

– Se a gente pensar, o romance entre uma mulher mais nova com um homem mais velho nunca foi um problema. A gente está até normalizando um pouco mais essa diferença de idade, só que a Rebeca tem um incômodo, uma vergonha. Então, como é que você quer se libertar do julgamento que vem de fora, mas que, na verdade, também está dentro de você? – questiona Andrea.

As emoções de Felipe com relação ao romance ainda não sabemos, mas Gabriel Leone é só animação ao falar sobre a colega de cena.

– Sempre foi um sonho trabalhar com a Andrea, sou muito fã dela. Construímos uma amizade, um carinho enorme e levamos isso para os personagens. Foram cenas muito divertidas, especiais de fazer. Tenho certeza de que isso levou a questão da diferença de idade para outras camadas – comenta o ator de 28 anos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias