Entretenimento



Falando de Sexo

Como aliviar os sintomas da TPM

A queda hormonal rápida pode estar por trás desses sintomas desconfortáveis

04/11/2021 - 09h32min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, acho estranho e muito ruim o que eu sinto quando fico menstruada. Do nada, meu coração começa a acelerar, parece que tem alguém apertando o meu cérebro e minha mente vai para lugares escuros. Eu, simplesmente, não me sinto bem, parece que fico louca e perco o controle. Será que isso é ansiedade? Todos esses sintomas somem depois que a menstruação passa.

Não, você não está pirando nem perdendo o controle. Está experimentando um aumento muito comum de ansiedade devido a flutuações hormonais. 

Às vezes, oscilações  hormonais pode fazer com que você passe pela tensão pré-menstrual (TPM) ou, até mesmo, pelo transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Cerca de 85% das mulheres menstruadas relatam ter um ou mais sintomas pré-menstruais, e 2% a 10% delas relatam sinais incapacitantes. 

Leia outras colunas

Ansiedade

A ansiedade pode coincidir com o início da menstruação. Parte da razão disso vem do fluxo hormonal. Antes do início do período menstrual, o estradiol e a progesterona  diminuem rapidamente, e os pesquisadores acreditam que a queda hormonal rápida pode estar por trás desses sintomas desconfortáveis.

No entanto, as reações a essas alterações hormonais diferem de mulher para mulher. Uma grande parte delas sentirá algum tipo de mudança de humor antes da menstruação. Nem sempre é ansiedade, mas sensações de irritação ou tristeza. 

Para enfrentar melhor esses sintomas, faça atividades físicas, evite consumir cafeína e faça uma meditação, que pode amenizar esses sentimentos. Também fale com o seu médico sobre esse quadro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias