Entretenimento



Falando de Sexo

Confira dicas sobre o uso da camisinha: é melhor prevenir do que remediar

Ela é muito importante para prevenir doenças sexualmente transmissíveis

18/11/2021 - 14h53min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Transei sem camisinha e, agora, estou com candidíase. Porém, o meu medo é estar com HIV. Estou apavorada, me ajudem!

Candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). É uma infecção comum causada por fungos que se concentram na região genital. 

No entanto, pode, eventualmente, ser transmitidas por meio do sexo. O principal fator de risco para se contrair uma doença sexualmente transmissível é ter vida sexual ativa. Parece brincadeira, mas não é: a melhor maneira de prevenção contra as DSTs é não transar. Porém, essa é uma opção viável para apenas um minoria das pessoas. Logo, a camisinha ainda é a forma ideal de prevenção contra DSTs. 

O preservativo pode não ser um método perfeito, mas fazer uso dele é muito melhor do que manter relações desprotegidas.

Leia outras colunas

Como agir

Voltando ao assunto da candidíase, ela pode ser prevenida com medidas simples. Essa condição se manifesta nos órgãos genitais, e os sintomas são coceira, ardência, dor e corrimento branco, com textura de nata ou leite talhado. Para afastar a ameaça da candidíase vaginal, a higiene da região deve ser feita com sabonete de pH neutro. 

Dê preferência para as calcinha de algodão (materiais sintéticos, como lycra ou renda, podem causar irritação e aumento da transpiração e abafamento), não use absorvente íntimo todo os dias e evite roupas muito justas ou molhadas por tempo prolongado, além de desodorantes íntimos e lenços umedecidos. Também tente dormir sem calcinha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias