Entretenimento



Falando de Sexo

Fique atenta: não é normal sentir dor durante a relação

É importante procurar um médico para tentar descobrir as causas do desconforto

23/11/2021 - 14h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 25 anos e comecei a fazer sexo muito tarde. Quando transo, sinto dor e, depois, um desconforto. Preciso de ajuda para superar isso: esse assunto causa um problema sério entre eu e o meu namorado. Ele, agora, sente medo de me magoar. Acho que a entrada da minha vagina é muito pequena.

Apesar de ser comum algumas mulheres sentirem desconforto antes, durante ou após os encontros sexuais, isso não é normal. As dores podem acontecer por motivos associados e, se não tratadas, podem piorar com o passar do tempo. 

O diagnóstico e o tratamento são realizados por ginecologistas, psicólogos ou fisioterapeutas pélvicos, especialistas em tratar queixas sexuais. Inicialmente, faça uma consulta com um ginecologista: uma investigação excluirá ou dará início a um tratamento de condições orgânicas que possam estar causando as dores.

Leia outras colunas

Fique atenta

Essa condição também pode ocorrer ou piorar por motivos psicológicos. Logo, marcar uma sessão com um psicólogo pode auxiliar o casal a lidar melhor com a situação, os medos e as angústias.

Fatores físicos, como alterações na musculatura da região da pelve (área do quadril) podem desencadear ou piorar as dores nos encontros sexuais. Um fisioterapeuta pélvico pode colaborar com o seu tratamento por meio de recursos específicos para melhorar a funcionalidade dos seus músculos pélvicos. Busque ajuda desses bons profissionais e boa sorte! 

Mariane Castiglione,  (CREFITO3/105214F),
fisioterapeuta pélvica e especialista em sexualidade humana.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias