Entretenimento



Noveleiros

Marieta Severo comemora volta ao trabalho em "Um Lugar ao Sol": "Foi salvador poder ter essa personagem"

Atriz de 75 anos interpreta Noca na trama de Lícia Manzo, que estreia dia 8

03/11/2021 - 11h26min

Atualizada em: 03/11/2021 - 11h36min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Noca é exemplo de coragem e superação

Depois de interpretar duas vilãs ricas e refinadas – Fanny, em Verdades Secretas (2015) e Sophia em O Outro Lado do Paraíso (2017), Marieta Severo será uma mulher simples e generosa na nova trama. Noca, avó de Lara (Andréia Horta), em muitas coisas se assemelha a Dona Nenê, inesquecível matriarca de A Grande Família, que a atriz viveu por 13 anos na telinha. Esse retorno à simplicidade é um dos pontos fortes da personagem, que promete encantar o público.

— Ela é uma sobrevivente do machismo e da falta de oportunidade, mas carrega esse peso com uma extrema leveza. Até pode ter pouca instrução, mas aprendeu com a vida — filosofa Marieta, que destaca a importância do papel de avó, tanto na novela quanto na vida real:

— O lugar da avó é especial, porque é o do afeto puro, da vivência e daquela sabedoria que vai passando de um para o outro. E a vida realmente nos ensina. A novela sabe valorizar isso, o que é muito importante, já que a tendência da sociedade é deixar os velhos de fora.

Instagram / Reprodução
Com Andréia, cumplicidade dentro e fora de cena

A avó acolhedora é recorrente nas novelas de Lícia. Reprisada até agosto deste ano, A Vida da Gente (2011) trouxe de volta para a telinha a encantadora Iná, interpretada pela saudosa Nicette Bruno (1933-2020). Em Sete Vidas, cabia a Esther (Regina Duarte) dar sábios conselhos a filhos e netos. O curioso é que, apesar de criar avós tão marcantes na ficção, a autora não conviveu com essa figura em sua própria vida. 

— A figura da avó dá a oportunidade de falar de ancestralidade, de chacoalhar a crença de que quem é mais velho não tem nada para ensinar. É engraçado que eu nem tive uma. Talvez eu crie a que eu gostaria de ter tido. É meu tributo a uma fatia da população que equivocadamente é esquecida quando tem tanto a oferecer — destaca Lícia.

Leia mais
Cauã Reymond celebra parceria com o irmão em Um Lugar ao Sol: "Era um sonho da minha mãe"

Na nova trama das nove, Noca é a única família que restou a Lara, órfã de pai e mãe. A cumplicidade entre as duas será evidente desde as primeiras cenas. Corajosa e determinada, a mocinha herdou da avó os melhores ensinamentos. Mas Marieta adianta que há facetas ocultas em sua personagem

— Ela tem um passado que vai sendo revelado na história. Noca perdeu a filha e criou a neta. Elas têm uma liga, são só as duas no mundo. A personagem soube conduzir a neta para lidar com a dor de forma positiva. Uma frase dela é "Sempre dá para ir adiante, mesmo quando parece que não sobrou nada".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias