Entretenimento



Piquetchê do DG

Momento histórico para a cultura gaúcha

No próximo fim de semana, Festival dos Festivais reunirá três das principais competições culturais do Estado.

08/11/2021 - 15h56min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
fênix fotografia / Divulgação
Tiarayú venceu a última edição do Enart, em 2019

Pela primeira vez na história, três dos maiores eventos artísticos do estado ocorrerão de forma simultânea: o Enart (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha), o Fegadan (Festival Gaúcho de Danças Tradicionais) e o Fegachula (Festival Gaúcho de Chula). Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Festival dos Festivais 2021, como foi batizado, acontece no próximo fim de semana (confira serviço no box), no ginásio poliesportivo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A última edição presencial do Enart aconteceu em 2019 e teve como grande vencedor o CTG Tiarayú, de Porto Alegre. 

Segundo Rogério Bastos, da comunicação do MTG, além de resgatar e retomar as atividades culturais, que estavam com limitações, ou paradas durante um bom tempo, por conta da pandemia de coronavírus, o objetivo do evento também é fomentar as tradições gaúchas e divulgar a cultura e os talentos do Rio Grande do Sul.

Segundo Rogério, serão três palcos em um único espaço, com mostra de danças tradicionais e apresentações artístico-competitivas de danças gaúchas de salão, chula, declamação feminina e masculina, intérprete solista vocal feminina e masculina, conjunto vocal e instrumental, bandoneon, gaita de boca, gaita-piano e gaita-botão (de até 8 baixos e mais de 8 baixos), violão, violino,trovas, pajada e causo.

Novo momento

Segundo o tradicionalista, serão seguidos todos os protocolos de combate ao coronavírus, como uso obrigatório de máscara facial e apresentação de carteira de vacinação. 

- É uma situação totalmente nova. Teremos controle de acesso, devido os protocolos, acampamento regionalizado (não se pode pegar a barraca e colocar por lá em qualquer lugar) e três eventos em um só. E, ainda, descortinaremos os "mistérios" de um evento para o outro (Fegadan e Enart se diferenciam em estilo de dançar, apesar de serem irmão gêmeos. Acredito que preconceitos cairão em relação a um ou ao outro - pontua Rogério.

O tradicionalista pontua, ainda, que diferente de outras edições, os acampamentos serão direcionados por Região Tradicionalista (RT), ou seja, não haverá espaços individuais pelo parque, mas no espaço destinado para cada RT.

Serviço

- O quê: Festival dos Festivais 2021
- Quando: desta sexta (13) até domingo (15)
- Onde: ginásio poliesportivo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul
- Quanto: ingressos a R$ 50 (por dia) ou R$ 100 (passaporte para os três dias), à venda em https://mtg.eleventickets.com. O evento também será transmitido pelo canal do MTG no YouTube.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias