"Nos Tempos do Imperador": Dom Pedro II inventou a selfie? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Aula de História na TV30/11/2021 | 09h00Atualizada em 30/11/2021 | 09h00

"Nos Tempos do Imperador": Dom Pedro II inventou a selfie?

Novela das seis mostra a paixão do monarca pela fotografia

"Nos Tempos do Imperador": Dom Pedro II inventou a selfie? TV Globo/Reprodução Internet / ResourceSpace/ResourceSpace
Selton Mello na trama das 18h (E) e o famoso retrato que causa dúvidas até hoje Foto: TV Globo/Reprodução Internet / ResourceSpace / ResourceSpace

Quem acompanha a novela Nos Tempos do Imperador deve ter se divertido com as tentativas de Dom Pedro II (Selton Mello) de tirar o próprio retrato. Em uma das cenas, o imperador foi surpreendido pelo Marquês de Caxias (Jackson Antunes), que chegou a comentar que ninguém se interessaria em tirar uma foto de si mesmo. 

O tempo e a tecnologia mostraram que o Marquês estava muito enganado. As selfies são uma febre no nosso século 21, mas é bem possível que a primeira imagem desse tipo tenha sido tirada lá, no século 19. Por ele mesmo, Dom Pedro II! Segundo reportagem da RJ Inter TV, telejornal da região serrana do Rio de Janeiro, o Museu Imperial de Petrópolis possui um acervo da família real brasileira. Entre as imagens conservadas desde aquela época, há um curioso autorretrato de Dom Pedro II. Ou seja, o imperador teria mesmo conseguido fazer uma selfie. Historiadores acreditam ser uma fotografia datada de 1855 a 1860, a julgar pela idade aproximada do monarca.

Lenda imperial?

A fotografia ficou famosa e circula pelas redes sociais como sendo uma selfie do imperador. No entanto, recentemente, o historiador Pedro Corrêa do Lago colocou em xeque a autoria do retrato. Segundo ele, no verso da foto, consta a inscrição “fotografia tirada por mim mesmo”, que sempre considerou-se ter sido escrita pelo próprio Dom Pedro II. No entanto, Lago garante ter comparado a letra do imperador com a de sua filha, Isabel, e comprovado que a imagem foi, na verdade, tirada pela princesa.

Lenda ou verdade, é curioso observar nas obras de ficção a nossa história. E, assim, a hora da novela acaba se tornando um baita aprendizado.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros