Entretenimento



Repercutiu na Internet

Regina Duarte critica o Dia da Consciência Negra em publicação nas redes sociais

Artista resgatou uma entrevista antiga do ator Morgan Freeman para reforçar sua opinião

22/11/2021 - 14h24min

Atualizada em: 22/11/2021 - 14h29min


GZH
GZH
Isac Nóbrega / Presidência da República/Divulgação
Após críticas, Regina Duarte bloqueou comentários na publicação

Neste domingo (21), a atriz Regina Duarte fez uma publicação no Instagram criticando a celebração do Dia da Consciência Negra.  O conteúdo dividiu opiniões e alguns seguidores fizeram acusações de racismo contra a ex-ministra da Cultura.

Na postagem, a artista compartilhou uma entrevista de 2005 com Morgan Freeman em que o ator diz que acha "ridículo" ter um mês dedicado à consciência negra. Além disso, a atriz fez críticas ao assunto na legenda da publicação.

"Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra . Quando teremos o Dia da Consciência Branca , Amarela, Parda… ?", escreveu Regina Duarte.

A artista ainda usou o termo "vitimismo" ao fazer referência às pessoas que relembram da escravidão ocorrida no país.

 "Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas ? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos , conscientes de nossa luta , irmanados em nossa capacidade, de sermos … HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?", continuou a atriz.

Alguns internautas começaram a criticar e rebater a postagem de Regina Duarte. Após a repercussão negativa, a artista desativou os comentários da publicação.

Acompanhe a publicação

O assunto também viralizou e repercutiu de forma negativa no Twitter. Alguns internautas consideraram "vergonhoso" e racista o posicionamento da artista.

"Regina Duarte é a ex-namoradinha do Brasil, que o Brasil tem até vergonha de dizer que namorou", comentou um usuário no Twitter

"A Regina Duarte ‘namoradinha do Brasil’ acabou faz tempo. Agora restou uma senhora sem noção e sem carisma. Que fim de carreira triste”, acrescentou outro internauta.

Além da Regina Duarte, o vídeo de Morgan Freeman é compartilhado de forma frequente pela extrema direita, principalmente durante o mês da Consciência Negra, para reafirmar um posicionamento contrário à luta contra o racismo.  O próprio ator norte-americano já reviu o seu posicionamento e utiliza suas redes sociais para apoiar movimentos como o black lives matter (vidas negras importam, em tradução livre).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias