Entretenimento



Falando de Sexo

Ressecamento na região íntima é normal?

Ela é comum em mulheres mais velhas, mas pode ocorrer em qualquer idade

04/11/2021 - 15h52min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Tenho secura na vagina, como devo agir?

A secura vaginal é uma condição comum em mulheres mais velhas, mas pode ocorrer em qualquer idade. Ela ocorre quando os tecidos do local não estão bem lubrificados e saudáveis. Vários fatores podem contribuir para a secura genital, como por exemplo, a diminuição nos níveis de estrogênio. 

Certos sabonetes, loções, perfumes e duchas podem perturbar o equilíbrio natural da vagina, causando ressecamento. Além disso, alguns tampões e preservativos podem causar irritações. 

Os medicamentos para alergia, resfriado e asma que contêm anti-histamínicos podem secar o corpo e contribuir para a redução da lubrificação vaginal. 

Leia outras colunas

Procure ajuda

O mais importante é você consultar seu médico se tiver sintomas de secura vaginal que são graves ou não desaparecem. Só ele poderá realizar exames que encontrem a causa do problema, além de indicar tratamento.  

A secura vaginal costuma não ser tratada  porque muitas mulheres têm vergonha de abordar o problema com um médico. 

Apenas um quarto das mulheres procuram tratamento. Se não for tratada, a secura vaginal pode afetar gravemente a qualidade de vida. No entanto, é facilmente corrigida com acompanhamento médico adequado.

A estimulação e atividade sexual regulares, com parceiro ou por meio da masturbação, podem ajudar a manter o tecido da vagina úmido. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias