Entretenimento



Sem romantismo

"Alô, meninas, se liguem: filho não é presente. Maternidade é responsabilidade", desabafa Fernanda Lima 

Apresentadora é mãe de três: os gêmeos João e Francisco, de 13 anos, e Maria Manoela, de dois, frutos de seu casamento com Rodrigo Hilbert

06/12/2021 - 12h34min


Reprodução / Instagram / Instagram

A apresentadora Fernanda Lima, de 44 anos, usou sua página do Instagram nesta segunda-feira (6) para compartilhar um longo desabafo sobre os percalços da maternidade. Ela é mãe de três: os gêmeos João e Francisco, de 13 anos, e Maria Manoela, de dois, frutos do seu casamento com o também apresentador Rodrigo Hilbert. Na rede social, ilustrou o texto com uma foto ao lado da caçula.

"E domingo de manhã, como é que a gente acorda? Assim! Mentira, essa foto foi tirada há mais de 10 dias numa manhã calma e saudável. Ontem levantei às 7h para esquentar a dedeira da neném. Levantei, não acordei. Porque não dormi. Aliás, não durmo há dois anos (levanta a mão a mãe que também vive o perrengue da cama compartilhada e do sono que não engrena!)", começou ela.

"Às vezes melhora e, quando melhora, faço tudo igualzinho e eis que vem uma gripe… Mas a gente cuida tanto… Não importa, é vírus, está no ar. A mãe, que resolveu reviver a maternidade, de um bebê dessa vez, já está exausta desde o primeiro enjoo da gravidez, do parto, do puerpério e pós-puerpério e depois segue: pediatra, adaptação na escola, banho, leva e traz, bota pra comer, pra dormir, tira xixi, tira cocô, brinca, conta uma história, conta duas, conta mil… Mais a atenção nos adolescentes, liga pro professor, sai do vídeo game, faz dever, bota casaco, chinelo, meia, faz a redação, a leitura, come direito, o garfo não entra de lado, passou fio dental? Cuidado pra não acertar a gente com esse corpo de adulto e alma de criança, vai machucar, machucou. Poxa, falei 10 vezes que ia machucar…", continuou.

"Então neném chora de incômodo, não quer banho, não quer remédio, não quer comer, vai no lúdico que sempre dá certo, demora mais, bem mais… Só quer colo o dia todo… Dou colo que é tudo que ela precisa, mas preciso ir no banheiro, não rola. Ok, já passou a vontade mesmo. Pentear o cabelo e escovar os dentes, esquece. Mamãe, quero passear. Mas passear aonde? Já estou um caco. Dentro de casa. Mas já está pesada. Pode ser no carrinho? Não, no colo. Bora no colo. Choro um pouco de cansaço e abraço bem forte como se agora eu fosse a neném pedindo colo. O choro não é por hoje, nem pela gripe da neném, mas pela demanda diária que recai sobre nós… Vamos pra cama? Ela tosse, cochilo sentada, pelo menos meia horinha das 8 que um dia eu dormi.. Quando escuto os passarinhos e penso, agora vai, ela puxa meu tapa-olho com aquele sorriso iluminado: conta uma história mamãe? E começa tudo de novo".

Por fim, a gaúcha ainda reconheceu seus privilégios sociais e deixou um alerta às meninas que desejam ser mães.

"Falo do lugar de mãe que não precisa pegar ônibus, nem bater cartão, nem lavar roupa, nem cozinhar. Muitas vezes, quem faz isso pra nós também deixou algum filho pra alguém cuidar. Louvadas sejam essas mulheres. Alô, meninas, se liguem: filho não é presente. Maternidade é responsabilidade. É desafiador. Hoje, na minha segunda viagem como mãe, aprendi a ser mais paciente, mais presente e menos culpada… De resto a privação vem de todos os lados. Não é mole, não… O trabalho, o projeto, o livro, a série, o esporte, aquela viagem com as amigas… Tudo pra depois, quem sabe um dia daqui uns 10 anos. Mães, nosso lugar deve estar bem guardado… Evoé", concluiu.

Nos comentários, Fernanda recebeu o apoio do marido.

"Eu de longe gravando sem poder dividir. É isso mesmo homens, DIVIDIR não é ajudar! Te amo demais, mulherão", escreveu Hilbert.

Confira o post:

Outras mulheres também se identificaram com o relato. 

"Um filme retrospectiva passou aqui, me vi em cada momento, exaurida, mas seguindo. Lembrei até do barulho da tosse, da noite em claro medindo febre, de ser zumbi mãe nesses primeiros dois anos. Um abraço forte, uma massagem nos pés, e 12 horas de sono! Te desejo isso e mais um pouco! Vai rolar", incentivou a podcaster Helen Ramos nos comentários da publicação.

"Necessário esse relato", elogiou a atriz Deborah Secco

"E quando a criança aos cinco finalmente aprende a dormir direto, mas nosso corpo é que não lembra, como faz?", perguntou a atriz Tainá Müller.

"Fiquei cansada só de ler. Fernanda, você é real e maravilhosa", reforçou a humorista Dani Calabresa


MAIS SOBRE

Últimas Notícias