Entretenimento



Bom Velhinho 

Casa do Papai Noel é inaugurada na Capital; visitas começam no domingo

Espaço instalado no Museu do Trabalho faz parte da programação "Natal dos Encantos", que também terá apresentações culturais e shows

05/12/2021 - 12h27min

Atualizada em: 05/12/2021 - 12h33min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

Em uma área de 200 metros quadrados do Museu do Trabalho, na região central de Porto Alegre, está instalada a Casa do Papai Noel. O espaço integra a programação do Natal dos Encantos e foi inaugurada pela prefeitura da Capital nesta sexta-feira (3), durante um encontro que reuniu o prefeito da cidade, Sebastião Melo, e secretários municipais. A abertura do local ao público ocorre somente no domingo (5), a partir das 15h. 

Com móveis de madeira e decorações típicas em vermelho, a residência do Bom Velhinho fica na Rua dos Andradas, 230, e conta com um quarto, cozinha e sala de estar. O local receberá visitantes de terça-feira a domingo, das 15h às 20h, até 23 de dezembro. A única segunda-feira em que a casa estará aberta será no dia 6, no mesmo horário. 

De acordo com o secretário extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, o espaço foi montado para que as crianças possam vivenciar o sonho e a magia do Natal: 

— Ela é despojada de luxo, mas tem muito amor, muito carinho e muito conforto em seus cantinhos todos. Foi uma surpresa positiva de chegar aqui e ver que é uma verdadeira casa do Papai Noel. 

No sábado (4), terá início a programação do Natal dos Encantos, que integra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre. A primeira atividade ocorrerá às 18h, na Orla do Guaíba, junto à Usina do Gasômetro, com apresentações de DJs. Em seguida, às 19h, a Banda Municipal tocará para o público e, às 20h, haverá a chegada do Papai Noel, em um espetáculo natalino do grupo Cia Sorriso com Arte. 

No domingo, também começa a funcionar a Vila de Natal, em frente à prefeitura municipal (Praça Montevidéo, 10). Neste espaço, que ficará aberto até 23 de dezembro, das 14h às 20h, serão vendidas peças de artesanato feitas nas comunidades de Porto Alegre. Haverá ainda a inauguração da decoração natalina e, às 16h, a abertura do presépio na Igreja das Dores.

No palco junto à Usina do Gasômetro, a partir das 18h, haverá shows de DJs, apresentações culturais de organizações sociais, show gaudério com o Grupo de Artes Nativas e o espetáculo Um Encanto de Natal, com o grupo Cia Sorriso com Arte.

Beidacki explica que a ideia do Natal dos Encantos é resgatar o espírito de união, confraternização e amor ao próximo, neste período tão difícil devido à pandemia de covid-19. 

— Buscamos neste Natal proporcionar para a comunidade um evento com diversas atrações, para resgatar um pouco o espírito natalino. Montamos uma programação bem bonita e extensa, com várias atividades — destaca. 

André Ávila / Agencia RBS
A atração principal: o Papai Noel

Para o prefeito Sebastião Melo, a cidade está com vontade de reencontrar a vida urbana  depois de um ano muito difícil para todos, com muitas perdas decorrentes da pandemia. Por isso, foi trabalhada a programação do Natal e também do Ano-Novo — cuja festa já foi cancelada, diante do número de pessoas que poderia reunir e da Ômicron, nova variante do coronavírus.

— Mantivemos as celebrações de Natal porque elas são descentralizadas e são bem menores. Então, com respeito e responsabilidade, está mantida a programação de Natal e os órgãos de saúde estão atentos e vigilantes para acompanhar (o avanço da cepa) — afirmou, salientando que grande parte da população da Capital está imunizada contra a covid-19.

O secretário Beidacki ressalta que os visitantes devem levar suas cadeiras de praia para acompanhar os espetáculos nos finais de semana e que será recomendada a utilização de máscara para todos. A expectativa é de que em torno de 5 a 10 mil pessoas participem das atividades que marcam o início do Natal dos Encantos, no sábado. 

Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público geral. Em cada uma das atrações, haverá pontos de coleta de doações para a Campanha do Brinquedo. A programação completa pode ser acessada no site prefeitura.poa.br/nataldosencantos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias