Entretenimento



Falando de Sexo

Como funciona o DIU de cobre?

Antes da utilização, é preciso que você consulte seu médico

13/12/2021 - 16h23min

Atualizada em: 13/12/2021 - 18h53min


Andrea Alves
Lucia Pesca
ResourceSpace / ResourceSpace

Estou com 23 anos, não tenho muita experiência sexual e, agora, estou saindo com um cara. Tudo está indo na direção de um namoro. Porém, no momento, não estou tomando pílula, porque não me faz bem. Estamos usando camisinha, mas uma amiga falou sobre o DIU de cobre, que ela usa. Explicou que esse método não tem hormônios. Vocês podem comentar sobre isso?

Em primeiro lugar, amiga, você deve fazer uma consulta com um ginecologista. Ele vai examiná-la e indicar o método contraceptivo mais indicado para você. 

O dispositivo intrauterino, conhecido como DIU, é um método contraceptivo a longo prazo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. 

O objeto em formato de T é inserido no útero e possui duas classificações: hormonal e não hormonal, como o DIU revestido de cobre. 

 O DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes. Ele deve ser colocado por um ginecologista e pode ser removido a qualquer momento. 

Leia outras colunas

Efeitos colaterais

O DIU de cobre pode tornar seu fluxo menstrual mais intenso e causar cólicas, especialmente nos primeiros seis meses. Você também pode sentir algumas cólicas no ato de inserção do dispositivo, mas esses efeitos colaterais geralmente melhoram com o tempo. 

No entanto, lembre-se de que o DIU de cobre só pode ser colocado no seu corpo por um médico. Outro lembrete: continue usando preservativo, pois este é o único método que protege as pessoas contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias