Entretenimento



Falando de Sexo

Como retomar a vida sexual depois da viuvez

É importante saber que pode não querer fazer sexo com alguém antes de conhecê-lo bem

02/12/2021 - 14h00min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Sou viúva e fiquei um longo tempo sem relacionamentos. Estou com 55 anos e, agora, conheci um homem muito bacana, mas estou com medo da hora H, já que não faço sexo há muito tempo. Estou com receio de sentir dor, vergonha e insegurança em relação ao meu corpo. Porém, estou decidida a voltar para o jogo!

Parabéns por voltar à vida! Fique tranquila: seu corpo ainda tem o mesmo desempenho de sempre, embora possa estar um pouco mais lento e menos acrobático. Pense no que você deseja realizar: apenas um encontro casual para se movimentar novamente? Ou quer um relacionamento sério? É importante saber que pode não querer fazer sexo com alguém antes de conhecê-lo bem. Não há nada de errado em ir devagar. 

Sobre a insegurança em relação ao seu corpo: lembre-se de que você não precisa ter um físico perfeito, até por que isso não existe. 

Leia outras colunas

Autocuidado

Se o fantasma da autocrítica ainda cochicha "não sou boa o suficiente", que tal fazer uma terapia para entender de onde vem isso? E se ficar com alguém que não a admire, fuja dessa situação! 

Explore e volte a ter contato com seu prazer. Aumente suas práticas de masturbação. Além disso, preste atenção às fantasias: massagens básicas e não sexuais são ótimos passos para começar a ter mais intimidade se você não é tocada há algum tempo.

Se você já está na menopausa, a vagina se torna mais seca, estreita e encurtada, e o processo de retomada da vida sexual pode exigir mais esforço. O uso de um vibrador, que pode ser inserido na vagina, estimula o suprimento de sangue aos órgãos genitais, o que promove a saúde desses tecidos. Os dilatadores vaginais podem restaurar a elasticidade. Já a umidade vaginal pode ser obtida com o uso de um hidratante específico. Não se esqueça de usar preservativo do início ao fim todas as relações. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias