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92 Mais Mulher09/12/2021 | 09h25Atualizada em 09/12/2021 | 09h25

Mitos e verdades sobre as dietas

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O ideal é buscar o seu bem-estar Foto: Maksymiv Iurii / stock.adobe.com / stock.adobe.com

É época de festas de final de ano, e a tendência é exagerar nos comes e bebes. Nos primeiros dias do novo ano que se aproxima, muitas pessoas  estarão desesperadas para perder peso e dispostas a fazer qualquer coisa para isso. Mas atenção: nem tudo o que se faz é saudável ou eficaz. É preciso ter consciência e pensar sempre no bem da saúde. 

Diante de tantos mitos e verdades, você sabe quais são as medidas mais eficientes para se manter saudável e mudar os hábitos de uma forma consistente e equilibrada? Confira as dicas de Rochele Boneti, professora do curso de Nutrição da Fadergs.

Equilíbrio é tudo!

A professora Rochele afirma que, antes de começar a contar calorias, é preciso entender a relação de cada um com o alimento e o que realmente faz sentido na rotina.

– As pessoas precisam questionar o que estão dispostas a fazer e quais benefícios terão ao longo da jornada, tanto sob os aspectos físicos quanto emocionais. Desta forma, é possível traçar as estratégias iniciais do plano alimentar e ir fazendo uma mudança efetiva dos hábitos – explica a profissional, que ainda ressalta:

– Se a lógica é ingerir menos calorias e aumentar o gasto de energia, o ideal é buscar um equilíbrio ao longo do dia, fracionando as porções. Uma alimentação saudável passa por comer de tudo, com alimentos variados e coloridos.

Sobre a ingestão de carboidratos (alimentos como massas e pães), Rochele explica:

– Um dos maiores erros é ver o carboidrato como vilão e eliminá-lo da dieta. Quem começa a fazer exercícios, não pode fazer uma restrição calórica. Carboidrato é fonte de energia, principalmente para atividades físicas. Além disso,  gera serotonina (hormônio), que deixa a pessoa mais feliz.

Acompanhamento

Começar uma dieta sem acompanhamento profissional é arriscado, pois o organismo pode gerar o efeito contrário do desejado, como consumir energia dos músculos, perdendo massa magra, ao invés de utilizar a gordura. Para começar, a sugestão da profissional é substituir os carboidratos simples por complexos, de lenta absorção, como os alimentos integrais.

Efeito pandemia

Rochele acredita que a pandemia foi um divisor de águas para algumas pessoas: assim como há aqueles que adquiriram alguns quilos extras, outros passaram a cuidar melhor da alimentação.

– Tenho muitos exemplos de pessoas que conseguiram melhorar bastante a dieta por estarem em casa, preparando suas refeições. Fazer o planejamento e manter a disciplina é uma conquista para quem busca resultados. E os ganhos vão muito além da estética, a pessoa ganha disposição, bem-estar – conta.

Top view healthy avocado toasts breakfast lunch fried eggs cup tea healthy breakfastCafé da manhã saudavel. Foto: kucherav  / stock.adobe.comFonte: 234222036<!-- NICAID(14791160) -->
Com disciplina, não é preciso fazer sacrifíciosFoto: kucherav / stock.adobe.com

Dicas para se alimentar melhor

/// Faça as refeições prestando atenção no que está comendo, sem usar aparelhos eletrônicos, como celulares. Se a pessoa não foca no que está fazendo, tem a tendência a comer de 10% a 20% a mais do que deveria.

/// Reduza o consumo de açúcar. O paladar é adaptável e, a partir de umas três semanas, o organismo já se acostuma com o nível reduzido desse alimento.

DEIXA EU TE CONTAR

 O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) promoverá um evento gratuito, aberto ao público, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 9h às 19h, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A programação inclui palestras de médicos, oncologistas, enfermeiros, especialista e autoridades em saúde para conscientizar e debater sobre cinco tipos de câncer: mama, colo de útero, pulmão, próstata e hematológico. Serão vários painéis com entrevistas e debates multimídia.

 
 
 
 
 
 
 
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