Entretenimento



Falando de Sexo

Confira dicas para prevenir a infecção urinária

Ela é uma das doenças mais recorrentes entre as mulheres, independentemente de serem virgens ou não.

04/01/2022 - 18h08min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, sou um cara sem muita experiência sexual e tenho uma curiosidade: uma guria virgem também pode ter infecção urinária?

Amigo, a infecção urinária é uma das doenças mais recorrentes entre as mulheres, independentemente de serem virgens ou não. Cerca de dois terços delas experimentam, no mínimo, um episódio do problema ao longo da vida, sendo que 23% dessas mulheres têm dois episódios e 5% têm recorrências. 

A própria anatomia feminina é uma das coisas que facilitam o aparecimento das infecções urinárias nas mulheres. A uretra feminina é bastante curta e desemboca no genital ao lado da vagina. Por outro lado, ela está muito próxima da região anal, que é uma área contaminada até mesmo em pessoas com boa higiene. Por conta disso, é recorrente o aparecimento de infecções ginecológicas e que, a partir daí, podem contaminar o aparelho urinário. 

Leia outras colunas

Prevenção

Alguns cuidados simples podem ser tomados para evitar o problema. E isso vale para homens e mulheres, ainda que elas estejam mais vulneráveis. 

Confira alguns:

- Beber muita água é fundamental, procure se manter hidratado.
- Não segurar a vontade de ir ao banheiro também é importante.
-A higiene íntima também é imprescindível, principalmente para as mulheres, que têm a vagina e o ânus em locais muito próximos. Uma boa dica é limpar, sempre que possível, o xixi com papel higiênico e o cocô com chuveirinho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias