Entretenimento



Falando de Sexo

É possível engravidar durante a menstruação?

Existe, sim, a chance, especialmente se o seu ciclo menstrual for mais curto

20/01/2022 - 16h11min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

O meu parceiro quer fazer sexo durante o período menstrual, porque disse não haver risco de gravidez e, assim, não precisaríamos usar camisinha. Por mim, não faria. Tenho medo. É seguro transar durante a menstruação sem preservativo?

Hoje, vamos falar sobre intimidade sexual durante o período menstrual, desde o risco de infecção até o controle de natalidade. Por estar menstruada, não significa que você tenha que renunciar à atividade sexual. 

Para algumas mulheres, a transa durante a menstruação pode ser ainda mais prazerosa do que em outras épocas do mês, pois a necessidade de lubrificação diminui. Além disso, ter um orgasmo pode aliviar cólicas. Por causa das mudanças hormonais, você pode se sentir mais excitada e sensível sexualmente, o que também pode aumentar a libido.

Leia outras colunas

Use camisinha!

Existe, sim, a chance de engravidar durante o período, especialmente se o seu ciclo menstrual for mais curto (21 a 24 dias) e tiver relações no final da menstruação. O esperma pode permanecer vivo em sua vagina por até cinco dias, então a gravidez é possível. Por isso, é importante continuar usando métodos contraceptivos. Nunca se esqueça de que o uso de preservativo é fundamental não só para evitar uma gestação indesejada, mas também infecções sexualmente transmissíveis.

Preste atenção: os sintomas de uma infecção vaginal por fungos são mais prováveis de ocorrer na semana anterior ao período menstrual, e a relação durante esse período pode exacerbar a condição.

Últimas Notícias