É possível engravidar estando menstruada? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo07/01/2022 | 08h46Atualizada em 07/01/2022 | 08h47

É possível engravidar estando menstruada?

O ideal fazer o exame para confirmar, porque isso realmente pode acontecer

É possível engravidar estando menstruada? Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Estou bem encucada aqui com meu namorado: será que eu posso estar grávida mesmo menstruando?

Sim. Isso é raro, mas não é impossível. Na verdade, tecnicamente falando, a gravidez não ocorre durante a menstruação, mas sim poucos dias depois do fim desse período. Se a mulher tiver um ciclo muito curto, é possível que ela ovule poucos dias depois do fim da menstruação

O ideal fazer o exame para confirmar, porque isso realmente pode acontecer. Aliás, é possível estar grávida mesmo se o exame der negativo. 

Os níveis do hormônio HCG começam a subir depois de 8 dias em que ocorreu a fecundação, logo após a implantação do óvulo fecundado no útero. Se o exame de gravidez for feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um falso negativo. 

Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame.

Leia outras colunas

Como funciona

Os testes de gravidez de farmácia (beta-HCG qualitativo), feitos com urina, demoram um pouco mais para acusar positivo, uma vez que a concentração do hormônio na urina é bem menor do que no sangue.

Os exames qualitativos de beta-HCG não mostram a quantidade de hormônio encontrada no sangue. Esses testes dizem apenas "positivo" ou "negativo".

Portanto, para evitar falsos negativos, recomenda-se que os testes de farmácia sejam feitos com duas semanas de atraso da menstruação. Na dúvida, procure seu médico.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros