Entretenimento



Comportamento e estética

Entre plantas e cowboys: relembre os perfis mais recorrentes de confinados no "BBB"

Ao longo de 20 anos, alguns tipos de participantes foram recorrentes no programa

11/01/2022 - 09h19min

Atualizada em: 11/01/2022 - 09h20min


GZH
GZH
Gianne Carvalho / TV Globo/Divulgação
Rodrigo Cowboy, vencedor do "BBB 2" e pioneiro no estilo agroboy no reality show

O Brasil vai parar na frente da TV na noite do dia 17 de janeiro. Não, não tem jogo da Seleção na Copa do Mundo. Quase isso: começa a edição 22 do Big Brother Brasil. Seja com o grupo Pipoca (anônimos) ou Camarote (famosos), o reality show costuma trazer alguns participantes com perfis bastante singulares, vide Gil do Vigor (BBB 21) e Eliéser Ambrósio (BBBs 10 e 13). 

Contudo, há perfis que costumam se repetir no programa. Ao longo de 20 anos, quantas vezes já vimos um cowboy na casa? E aquele cara fortão e barbudo? Não só esteticamente: e os participantes plantas? E os coringas? Há quem seja divertido de acompanhar, enquanto outros parecem ser inimigos do entretenimento. 

A seguir, relembre alguns arquétipos que costumam passar pelo BBB.

Cowboy

divulgação / TV Globo
Cezar Lima foi o campeão do "BBB 15"

O agro pode ser pop no BBB. Em três oportunidades, um cowboy saiu vitorioso: nas edições 2 (Rodrigo), 12 (Fael) e 15 (Cezar Lima). O jeito matuto e o sotaque interiorano costumavam cativar o público do sofá. No entanto, os agroboys andaram em baixa nas últimas edições, mas seguem como presenças constantes no programa  — Rodolffo e Caio representaram a classe no BBB 21.

Planta

Aquele participante que não gera entretenimento, que não aparece em VT, que não toma posição no jogo e que o público até esquece que está na casa. Foi fazer fotossíntese no reality. Porém, as plantas costumam ir longe no jogo. Chegam até a vencer o programa, como Cezar Lima (BBB 15), Munik (BBB 16) e Mara (BBB 6). 

Jéssica, no BBB 18, resumiu bem o sentimento sobre ser planta em discurso que havia preparado para o paredão:

— Posso ter saído como uma planta, mas pelo menos eu me considero uma planta bem florida.

Apesar da classificação como planta, Jéssica virou meme ao aconselhar a sister Patrícia: "Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai". Ela também se tornou uma das finalistas da última edição de No Limite.

Gabriela Nascimento / Gshow / Divulgação
Jéssica não levou o prêmio no "BBB 18", mas chegou a ser finalista da última edição de "No Limite"

Arcrebiverso

Termo que surgiu inspirado em Arcrebiano, do BBB 21. Todo ano, há um participante homem branco, musculoso, com barba, cabelo ajeitado e que vive sem camisa. Rodrigão (BBB 11), Guilherme (BBB 20), Lucas (BBB 18), Kadu (BBB 10), entre outros. Normalmente, são coadjuvantes.

Loira odonto

Versão feminina do Arcrebiverso. O termo se popularizou por meio deste tuíte:

Trata-se de um perfil constante no BBB: participante loira, malhada, patricinha e que parece ter sido encontrada em uma balada sertaneja. Assim como os rapazes do arcrebiverso, não costumam agregar muito à dinâmica do reality, mas podem sair com os milhões. Vale lembrar das campeãs Fernanda Keulla (BBB 13) e Paula (BBB 19). Outros exemplos: Sarah Andrade (BBB 21), Jéssica (BBB 18), Fernanda (BBB 10), Isabella (BBB 19), entre outras. 

Victor Pollak / TV Globo,Divulgação
Paula acabou conquistando o prêmio milionário no "BBB 19"

Jogadores

Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Jean Massumi foi visto como vilão no "BBB 3"

Em tese, por ser uma competição, todo mundo joga no BBB. Mas alguns participantes lembram mais disso do que outros. São estrategistas, que elaboram alianças e combinam votos para colocar adversários no paredão. São brothers e sisters que movimentam a casa. Infelizmente, alguns são vistos como vilões, vide Jean (BBB 3) e Dr. Gê (BBB 5). No BBB 20, havia Pyong e Felipe Prior, que jogavam abertamente. 

Coringas

Aqueles participantes que se entregam ao BBB e, consequentemente, ao entretenimento do público. Ou que perderam a paciência. Vale lembrar da Tina, no BBB 2, batendo as panelas para infernizar seus desafetos. Marcelo Dourado (BBBs 4 e 10), Prior (BBB 20), Dr. Marcelo (BBB 8) são outros exemplos de coringas que causaram bastante. 

Extra / Divulgação
Gaúcho, Marcelo Dourado participou de duas edições e foi vencedor do "BBB 10", sendo lembrado pelos fãs até hoje



MAIS SOBRE

Últimas Notícias