Entretenimento



Despedida

Famosos lamentam a morte da atriz Françoise Forton

Artista faleceu aos 64 anos neste domingo, vítima de câncer

17/01/2022 - 09h36min


GZH
GZH
Jefferson Botega / Agencia RBS

A classe artística nacional lamenta a passagem de Françoise Forton, que morreu aos 64 anos neste domingo (16), no Rio de Janeiro, vítima de câncer. Filha de pai francês e mãe brasileira, a atriz carioca estreou na dramaturgia ainda na adolescência, em 1969, na novela A Última Valsa, da Globo. Desde então, não saiu mais da televisão, com participação em inúmeras atrações e mais de 40 novelas.

No cinema, a carreira da atriz também teve mais de cinco décadas, com filmes como Marcelo Zona Sul (1970), Jardim de Alah (1988) e Coração de Cowboy (2018). Um dos seus papéis mais marcantes, contudo, foi mesmo na TV, com a Tetê, de Estúpido Cupido (1976), que retratava a sociedade brasileira da época.

Colega de atuação, a atriz Drica Moraes foi uma das artistas a homenagear o legado de Françoise, relembrando este papel de Tetê. "O cupido me flechou. Françoise voa!", escreveu em seu perfil no Instagram.

Drica não foi a única a deixar sua despedida nas redes sociais.  Letícia Spiller enviou seus sentimentos ao filho da artista, Guilherme Viotti, e também para o marido dela, Eduardo de Souza Barata. "Mais uma estrela brilha no céu. Esteja na paz e na luz de Deus querida Françoise Forton", afirmou.

O ator Ary Fontoura também deixou sua despedida pelo Instagram, com a mensagem: "Descanse em paz minha querida Françoise Forton".

"Mais uma grande perda para o país e nossa cultura", lamentou a atriz Nathalia Timberg, que compartilhou uma foto sua ao lado de Françoise e de seu marido, Eduardo.

A atriz Christiana Oliveira destacou as qualidades de Françoise: "Linda, querida, amável… tive a oportunidade de trabalhar com ela em Quatro por quatro, ótima colega", escreveu.

 O autor Walcyr Carrasco também publicou elogios, diretamente nos Stories do Instagram: "Uma atriz maravilhosa, que emanava energia por onde passava. Meus sentimentos aos familiares e amigos". 

Beth Goulart foi menos sucinta em sua despedida, com um longo texto dedicado à Françoise. "Hoje nossa amada Françoise Forton virou estrela. Descansou de uma luta interminável contra um câncer, ela foi uma guerreira. Deixou para nós sua história de vida de amor a arte de representar nos palcos e na televisão. Fez parte da história de todos nós que acompanhamos seus trabalhos inesquecíveis, com seu talento, seu sorriso largo e coração grande", declarou. Ela ainda afirmou que via a atriz como uma irmã e falou sobre a falta que ela deixará: "Ficamos mais pobres e tristes sem você Françu".

Quem também deixou um depoimento emocionado foi Miguel Falabella. "Os brasileiros da minha geração certamente guardarão esta imagem de Françoise Forton, que nos encantou a todos, na alvorada dos anos 70, quando surgiu, iluminando a tela em Marcelo Zona Sul. Uma colega gentil, uma atriz que conhecia o seu ofício, Françoise despede-se deste plano deixando fãs e amigos saudosos. Descanse em paz querida!", publicou o artista.


Últimas Notícias