Entretenimento



Falando de Sexo

Qual é o tratamento ideal para a fimose?

Sempre é importante procurar o médico, antes de qualquer atitude

17/01/2022 - 17h42min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Eu tenho fimose. Como faço para tirar sem ir ao médico?

Fimose é a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande (a cabeça do pênis) porque o estreitamento do prepúcio (prega de pele que envolve a glande) impede a passagem. 

Nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande. Até os cinco anos, essa aderência desaparece na maioria dos meninos. Higiene local é a melhor maneira de prevenir a fimose e evitar as postites (infecção ou inflamação do prepúcio). As principais causas  são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito.

Os sintomas são: impossibilidade de expor totalmente a glande ao puxar o prepúcio para trás e dor durante relações sexuais.

Leia outras colunas

Como tratar

Quando é indicado tratamento, pode ser medicamentoso, com o uso de cremes corticosteoides que, aplicados na região, ajudam a deixar a pele mais flexível e permitir a retração. Mas atenção: o uso deve ser mediante prescrição médica.

Os médicos orientam quando, for indicado, um exercício que deve ser feito da seguinte forma: segurar o pênis com uma mão, aplicar a pomada com a outra e puxar a pele para trás lentamente, mantendo certa pressão por um minuto.  Realizar essa técnica duas vezes ao dia até perceber se houve alguma diferença.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias