Entretenimento



Falando de Sexo

Casal soropositivo pode transar sem camisinha?

Quem vive com a doença não deve deixar o tratamento de lado

14/02/2022 - 15h36min

Atualizada em: 14/02/2022 - 15h43min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Um casal portador do vírus HIV pode manter relações sexuais sem preservativo?

Uma vez que sua carga viral esteja indetectável por seis meses, você não poderá transmitir o HIV por meio do sexo, desde que continue a fazer o tratamento. 

Leia outras colunas

Reinfecção

No entanto, você deve ter ouvido falar de algo chamado reinfecção ou superinfecção pelo HIV. Mesmo que ambos estejam vivendo com o vírus, você e seu parceiro podem ter diferentes cepas ou subtipos da doença. Houve casos de pessoas com HIV que receberam uma cepa diferente de vírus, que é resistente a certos medicamentos, através do sexo. A reinfecção não acontece com frequência. Quando ocorre, a pessoa que recebe outra cepa do vírus, geralmente, não está fazendo o tratamento adequado. A reinfecção não causa sérios problemas de saúde para a maioria das pessoas que vive com HIV.

Além disso, se vocês têm uma carga viral indetectável por seis meses, o HIV não poderá ser transmitido através do sexo. Se ambos fizerem o tratamento e permanecerem indetectáveis, podem transar sem camisinha sem se preocupar em passar o HIV um para o outro. Caso contrário, o preservativo é uma opção se estiverem preocupados com a reinfecção.

O HIV ainda é um assunto que gera dúvidas e assombra muitas pessoas. Quem vive com a doença não deve deixar o tratamento de lado.

Mas não se esqueça de que o preservativo evita o contato com outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis e gonorreia. A camisinha é uma forma segura de prevenção, que é distribuída gratuitamente em diversos serviços de saúde.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias