Entretenimento



Falando de Sexo

Como ocorre a flacidez vaginal?

O órgão sexual feminino pode apresentar flacidez por várias razões

22/02/2022 - 14h38min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Andréa Alves
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Por que e quando a vagina fica larga? É necessário fazer cirurgia para corrigir?

Uma das preocupações femininas, principalmente após gestações e partos, é a flacidez vaginal. A vagina é um canal muscular elástico, que tem como funções receber o pênis durante a relação sexual, permitir a saída do bebê no parto e eliminar fluxo menstrual, mas o corpo da mulher sofre transformações ao longo do tempo.  

O órgão sexual feminino pode apresentar flacidez por várias razões: sedentarismo, gestações sem preparo do períneo (região que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus), exercícios de impacto, relações sexuais sem lubrificação e envelhecimento. Algumas mulheres não notam a diferença, mas outras se incomodam com o menor atrito durante a penetração, pois pode prejudicar o prazer.

Leia outras colunas

Opções

Porém, há solução para a flacidez vaginal. É possível fazer atividades físicas para fortalecer a região. Os exercícios de Kegel (movimentos de contração e relaxamento) ajudam a musculatura pélvica, prevenindo e evitando problemas, fortalecendo os músculos que enfraqueceram. 

A cirurgia íntima também é uma opção, pois reconstrói a estrutura vaginal e resgata a força da musculatura pélvica após o alargamento da região. Além disso, corrige problemas como incontinência urinária ao realizar esforços físicos, flatos vaginais e diminuição do prazer sexual.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias