Entretenimento



92 Mais Mulher

Conheça os benefícios da touca de cetim

Acessório usado por participantes do "BBB 22" é usado desde o tempo das nossas avós

03/02/2022 - 10h07min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Enviar E-mail
Globoplay / Reprodução
Brunna não vai para cama sem touca

Não é de hoje que a touca de cetim, usada por Jade Picon, Brunna Gonçalves e o já eliminado Luciano Estevan no BBB 22, é adorada. Rosângela Palagio, cabeleireira e professora do Senac Bento Gonçalves, conta que o acessório – usado por muitas mulheres há anos – não serve apenas para fazer “estilo”: é ideal para quem deseja proteger os cabelos do frizz. 

– Nossas avós sabiam que o atrito das madeixas com as fronhas de algodão dos travesseiros causavam o embaraçamento dos fios e a opacidade. As cacheadas perdiam o formato dos seus cachos. Logo, procuraram uma fibra que fosse mais lisa e perceberam que o cetim seria a melhor opção para a proteção dos seus cabelos – explica a profissional.

Mas, afinal, funciona em todo o tipo de cabelo? Como utilizar no dia a dia? Confira as dicas da especialista.

Como usar o acessório corretamente? 

Globoplay / Reprodução
Jade Picon também protege os fios com o acessório

Estão disponíveis no mercado toucas de cetim de várias marcas, modelos e tamanhos em lojas especializadas. 

A especialista Rosângela afirma que não há contraindicações na utilização das toucas, mas é preciso tomar alguns cuidados para o uso correto. 

– É importante que o cabelo esteja bem seco, da raiz às pontas. Não é necessário prender os fios para colocar a touca, mas, se quiser, pode fazer um coque solto ou uma amarração leve, nada muito apertado. Uma dica é fazer o uso dos “scrunchies” (laços de cetim) para prender sem marcar – explica Rosângela.

Preste atenção!

Pentefino / Divulgação
Procure ter mais de uma touca

/// A touca precisa ser utilizada do lado certo: a parte brilhante é a que precisa estar em contato com os fios, com exceção dos modelos que apresentam dupla face.

/// O acessório deve ser lavado semanalmente e secar diretamente sob o sol, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é ter duas toucas: assim, enquanto uma está sendo lavada, a outra segue em uso. Nunca mantenha o item em lugares úmidos e abafados, ou seja, jamais no banheiro.

/// Para potencializar o resultado do uso da touca, a hidratação das madeixas é fundamental. Use produtos de qualidade, busque informações com profissionais capacitados, cuide de sua alimentação, beba muita água e durma bem. Enfim, leve uma vida saudável.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias