Entretenimento



Falando de Sexo

Dicas para evitar a cistite

Urinar logo após cada relação é uma boa forma de reduzir o risco de infecção

27/02/2022 - 16h20min

Atualizada em: 27/02/2022 - 16h31min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Andréa Alves
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Viajo muito a trabalho e acabo só vendo o meu namorado nos finais de semana. Aí, a gente transa bastante. Mas, na segunda-feira, eu sempre sinto ardência para fazer xixi. Será algo que ele me passa?

Amiga, essa é a famosa "cistite da lua de mel" – infecção urinária após o sexo. Esse quadro de infecção urinária, geralmente, surge entre 24 a 48 horas após relações sexuais, realizadas, muitas vezes, em um curto espaço de tempo ou com muita intensidade. 

A cistite pós-coito não é uma infecção sexualmente transmitida  nem está relacionada à má higiene íntima do parceiro. O ato sexual facilita o surgimento da infecção urinária, mas não é a causa direta. É bom destacar que a cistite pós-relação também ocorre após o sexo entre duas mulheres, entre dois homens e na masturbação. 

Leia outras colunas

Causas

A causa mais provável está na fricção durante o ato sexual, que facilitando a entrada de bactérias. Quanto mais intensa e frequente for a atividade sexual, maior é o risco.

Outra situação que aumenta a chance de infecção é alternar o sexo anal com o vaginal. Nesta prática, há uma migração imensa de bactérias do intestino para o órgão feminino, o que facilita o surgimento da cistite.

Urinar logo após cada relação é uma boa forma de reduzir esse risco. Serve para "lavar" a uretra, empurrando para fora as bactérias. Outra ação importante é a lavagem da região genital com água e sabão neutro antes do sexo. O segredo da limpeza íntima é a moderação: nem em excesso nem de forma escassa. Não precisa diminuir o ritmo sexual. Basta fazer essa prevenção. E a dica principal é: procure um médico urologista ou um ginecologista se a ardência persistir.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias