Entretenimento



Falando de Sexo

É fundamental ser responsável com a vida sexual

Prevenir doenças e uma gravidez indesejada são alguns dos cuidados a serem tomados

17/02/2022 - 15h28min

Atualizada em: 17/02/2022 - 18h57min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Recebemos muitas dúvidas sobre período fértil, sexo sem proteção, uso de pílula sem prescrição médica e risco de gravidez. Vamos às respostas!

As mulheres são diferentes na sua fisiologia: por isso, devem sempre consultar um ginecologista quando tiverem dúvidas sobre menstruação, métodos contraceptivos ou risco de gravidez. São assuntos que as pessoas precisam conhecer para lidar com a vida sexual de maneira responsável.

Não existe período fértil quando a pílula anticoncepcional é usada da maneira correta e regular (deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário). Ela evita a ovulação durante o mês inteiro e também na pausa dos comprimidos.

Relação sexual sem proteção pode, sim, resultar em gestação. A penetração do pênis na vagina sem o uso de camisinha ou pílula, mesmo se houver a prática do coito interrompido, pode engravidar. Apenas o contato do líquido seminal ou esperma com a entrada da vagina já oferece risco de gravidez.

Leia outras colunas

Atenção máxima

Porém, vale ressaltar que, quando se toma pílula pela primeira vez ou após meses de pausa, a proteção contra gravidez só ocorre a partir do segundo mês. Logo,é obrigatório fazer uso de outro contraceptivo concomitante (camisinha ou abstinência).

Nas mulheres não grávidas, quando não menstruam por três meses seguidos, chamamos de amenorreia (ausência de menstruação quando deveria acontecer). Nesses casos, uma vez excluída a possibilidade de gravidez, algumas doenças podem estar por trás disso.

O ciclo menstrual é facilmente influenciado por causas externas. Fatores emocionais são suficientes para atrasá-lo. O estresse ou a ansiedade podem afetar negativamente a produção hormonal, que é regulada por uma parte do cérebro. Então, mesmo fazendo uso de pílula anticoncepcional corretamente, por estar emocionalmente estressada, a menstruação pode vir antes ou não acontecer. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias