Entretenimento



Piquetchê do DG

Festival para fomentar a cultura nativista

Até o fim do ano, projeto Identidade Gaúcha leva shows nativistas e oficinas para cidades do Interior, com entrada franca.

15/02/2022 - 17h13min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
As Maragatas estão na edição de março

Criado para fomentar o setor cultural e nativista, o projeto Identidade Gaúcha movimentará a cidade de Encantando, nos próximos dias 5 e 6 de março, com shows gratuitos e oficinas de cutelaria, dança, chula, coreografia gaúcha, danças de salão, declamação, tiro de laço e preparo de chimarrão. Nesta edição, as apresentações ficarão com o grupo Manotaço (dia 5) e com as gurias do grupo As Maragatas (dia 6). A primeira etapa foi realizada no final de janeiro, em Santiago, com shows de Os Mateadores e de João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo. 

Leia outras colunas

Eventos

De acordo com Juarez Júnior Paiva Malagnez, morador de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, coreógrafo e instrutor de danças tradicionais gaúchas com 15 anos de experiência, a ideia do projeto, além de levar música e serviços para as populações de diversas cidades é fomentar a cultura gaúcha no universo digital. O projeto terá shows em outras cidades gaúchas em maio e junho (sem nomes definidos), setembro (Cristino Quevedo, em Fortaleza dos Valos) e outubro (Monarcas e Elton Saldanha, em Santa Rosa). 

- Neste ano, criamos o Identidade Gaúcha, via Lei de Incentivo à Cultura. Nosso intuito é fortalecer a cultura gaúcha no universo online. Além das atividades no local do evento, será gravado um programa em formato audiovisual em cada um dos quatro dias do evento, contendo registro das oficinas, apresentações e entrevistas. Todo o conteúdo produzido será gravado e disponibilizado em ambiente virtual de forma aberta e gratuita, sendo divulgado amplamente na internet e em rádios regionais - explica Juarez. 

Também no mundo digital

Além disso, o projeto será transmitido via canal O Mundo do CTG, no YouTube. O canal foi criado por Juarez, em 2020, quando ele viu seu trabalho parar com a necessidade de cancelamento de ensaios e eventos dos CTGs para evitar a transmissão do coronavírus. Naquele momento, ele decidiu, então, tirar um projeto antigo do papel: um programa na internet para divulgar o tradicionalismo e a cultura gaúcha, que foi batizado de O Mundo do CTG.

- Depois de mais de 15 anos trabalhando como instrutor de danças tradicionais gaúchas e coreografia, veio a pandemia. Uma semana depois do começo de tudo (em março de 2020), criei O Mundo do CTG - lembra, falando sobre o canal que, em 2021, somou mais de 30 milhões de visualizações.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias