Entretenimento



Falando de Sexo

Herpes genital: prevenção, causas e tratamento

Como qualquer infecção sexualmente transmissível, a melhor proteção é a camisinha

02/02/2022 - 15h03min

Atualizada em: 02/02/2022 - 18h18min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Transei sem camisinha, e a guria me disse que tem herpes na vagina. Posso contrair isso?

A única proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é o uso da camisinha. 

Herpes genital é uma infecção causada por vírus. Muitas pessoas têm essa condição durante anos sem saber, pois os sintomas não se manifestam sempre. Os surtos de herpes são provocados por estresse, dificuldade para dormir, dieta desequilibrada, resfriados, calor e alterações hormonais. Os sinais são formigamento, queimação, coceira, dormência, sensibilidade ou dor onde as lesões vão aparecer.

Leia outras colunas

Sintomas

Os sintomas clássicos do herpes genital são pequenas bolhas cheias de líquido que se rompem, formando feridas. Elas podem aparecer de quatro a sete dias após a transmissão do vírus. Para descobrir se você tem herpes genital, o médico pede uma amostra de uma ferida e testa em laboratório. Alguns exames de sangue mostram qual o tipo de infecção (genital ou oral) foi contraída. Herpes oral pode ser transmitida para os órgãos genitais durante o sexo oral. O genital pode ser transmitido mesmo se o parceiro infectado não tem sintomas ou sinais visíveis.

Não existe cura para o herpes genital, mas o tratamento está disponível para reduzir e prevenir surtos e diminuir o risco de transmissão. Os fatores que desencadeiam as lesões podem não ser os mesmos para todos. Converse com o seu médico sobre isso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias