Entretenimento



Piquetchê do DG

Paixão pelo cavalo e parceria interestadual

Os gaúchos Mano Lima e Joca Martins e os paulistas Leandro Baldisserra e Fernando Bernardes se unem para canção que fala do amor pelo cavalo.

07/02/2022 - 18h34min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Quarteto gravou composição de Leandro (terceiro, da esquerda pra direita)

De uma inusitada união entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul surgiu um dos melhores lançamento da música gaúcha neste começo de ano: a canção De a Cavalo Mundo Afora. A canção, que também tem clipe, foi gravada por quatro nomes de destaque da música regional e nacional: os gaúchos Mano Lima e Joca Martins e os paulistas Leandro Baldisserra e Fernando Bernardes _ este último, radicado no Mato Grosso do Sul. 

Segundo Joca Martins, que musicou a faixa, composta há cerca de 20 anos por Leandro, a ideia da parceria surgiu por um amor em comum entre os quatro: o cavalo.

- Essa música nasceu por conta da nossa amizade e por essa integração com o cavalo, que nos une - afirma Joca, que tem uma antiga ligação com o cavalo, retratada em músicas e em um de seus DVDs, Cavalo Crioulo (2010)

No último fim de semana, Joca, Mano e Leandro se encontraram em um dos mais tradicionais eventos do Rio Grande do Sul: a Festa dos Hermãos, que acontece há mais de 30 anos, em Uruguaiana, e que também reúne apaixonados por cavalos de todo o país, do Uruguai e da Argentina.

- Tivemos encontros memoráveis. Mano Lima, por exemplo, estava cantando com um artista sertanejo - revela Leandro.

Destaque

A participação de Leandro, aliás, levou a música a ganhar destaque no resto do país. Além de músico, Leandro é competidor, agricultor e pecuarista e, desde cedo se interessou pela gineteada. Nos últimos 20 anos, ganhou mais de 120 prêmios em rodeios e foi campeão do rodeio de Barretos dez vezes, além de ter conquistas internacionais nos Estados Unidos, México e África.

- Foi uma felicidade muito grande ter participado desta gravação, tenho uma ligação muito grande com o Rio Grande do Sul, pois sou filho de gaúcho, radicado em São Paulo, há 50 anos. Trago na veia e no coração o amor por essa cultura - afirma Leandro.

Leandro lembra que, mesmo sendo uma referência em eventos "americanizados", como ele se refere aos modelos de rodeios atualmente, gosta de levar a cultura gaúcha por onde vai.

- É uma cultura linda, e também gosto de levar adiante o amor pelo cavalo. Em qualquer lugar do mundo, a essência é a mesma - afirma.

O paulista destaca, ainda, a participação de Fernando Bernardes na canção, que deu um tom diferente.

- Pra mim, ele é o melhor cantor de música country do país, diferenciado - afirma.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias