Entretenimento



Disputa acirrada

Por que Douglas e Naiara têm mais chances de serem eliminados do "BBB 22" nesta terça? Veja prós e contras 

Arthur também enfrenta o paredão, mas, conforme indicam enquetes, não está no foco das torcidas

08/02/2022 - 12h07min

Atualizada em: 08/02/2022 - 12h09min


Camila Bengo
Enviar E-mail
Montagem / Globo / Divulgação
Douglas Silva e Naiara Azevedo encaram disputa acirrada no terceiro paredão do "BBB 22"

Nesta terça-feira (8), a casa do Big Brother Brasil 22 perde mais um de seus habitantes — muito embora, na próxima sexta (11), dois novos integrantes devam chegar para agitar a disputa. Arthur Aguiar, Douglas Silva e Naiara Azevedo são os nomes da vez na briga pela preferência do público e um deles irá se despedir do reality sem tempo de conhecer os novatos. E, ao que parece, dois estão com o pé mais perto da porta. 

Em enquetes realizadas por diferentes portais da internet, Douglas Silva e Naiara Azevedo aparecem em disputa acirrada pela permanência na casa. Em algumas parciais, a diferença entre os dois é menor do que três pontos percentuais. Enquanto isso, Arthur segue como o menos votado. 

Ainda não é possível prever quem sai, mas GZH reuniu o que pesa a favor e contra Douglas e Naiara, e pode vir a contribuir para a permanência ou eliminação de cada um. Confira:

Douglas Silva

TV Globo / Reprodução
Douglas Silva venceu a primeira prova do líder da edição

A FAVOR

História de vida: 

Douglas Silva chegou com tudo no BBB 22 — e não foi só por conquistar a primeira liderança do programa. Rosto conhecido do público brasileiro — afinal, como não lembrar de seus inesquecíveis personagens Dadinho, de Cidade de Deus, e Acerola, de Cidade dos Homens —, o ator tem uma história de vida que, por si só, foi suficiente para fazê-lo despontar como um dos favoritos da edição já nos primeiros dias do programa.

Negro, de origem periférica, pai de duas filhas — sendo uma delas a carismática Maria Flor, que conquistou a web com seus vídeos de dança ao lado do paizão — e em constante luta para conseguir o reconhecimento que merece em seu trabalho, o brother causou identificação nos espectadores, conquistando a simpatia imediata de grande parte do público. Esse pode ser um ponto forte para garantir sua permanência no BBB.

Postura na casa: 

Mas, além da vida antes do reality, Douglas também mandou bem em diversos momentos do programa. Nas provas, por exemplo, ele já é o recordista da edição até aqui: conquistou a primeira imunidade, ao lado de Arthur Aguiar, a primeira liderança, em dupla com Rodrigo, e venceu o bate e volta do paredão anterior. É o tipo de trajetória que costuma fisgar o público. 

Fora isso, o brother também deixou claro a Naiara e Rodrigo, que insistiam em lhe fazer perguntas sobre racismo e negritude, que não estava ali para ser professor de ninguém, sem prolongar as discussões. Se levarmos em conta que, em edições passadas, participantes que entraram a fundo nestas questões acabaram sendo cancelados por parte dos espectadores, pode-se considerar que Douglas também mandou bem na condução dada às temáticas. 

CONTRA

Globoplay / Reprodução
Apesar de mandar bem nas provas, ator se esquiva quando o assunto é estratégia de jogo

Falta de estratégia: 

Douglas deixou a desejar em um ponto crucial de sua participação: saber jogar. Tanto que, se tivesse pensado melhor sobre os possíveis votos da casa e trabalhado para melhorar suas relações, tinha boas chances de ter escapado deste paredão, pois não tem nenhuma rivalidade cravada com ninguém. Assim como seus aliados Pedro Scooby e Tiago Abravanel, o ator defende que ainda está cedo para traçar estratégias e unir forças na disputa - combinar votos para se defender, por exemplo -, preferindo "viver a experiência". 

Douglas também foi o único a escolher Vyni na votação aberta do último paredão, sob uma justificativa fria que soou pipoqueira para os espectadores. Desperdiçou a chance de fazer a diferença na decisão da berlinda e ainda acabou emparedado. O público, que há muitas edições já demonstrou não gostar de quem foge da raia na hora do vamos ver, não aprovou a postura esquiva do brother — e pode muito bem vir a eliminá-lo por isso. 

Paredão de gigantes: 

Outro ponto que pode complicar a vida de Douglas é a própria configuração do paredão, pois é com tranquilidade que se pode afirmar: o brother está no lugar errado, na hora errada. Se sair nesta terça, pesa muito o fato de estar disputando um duelo de gigantes. De um lado, Arthur Aguiar, o queridinho do momento entre o público do programa; do outro, a inconstante Naiara Azevedo, que entre altos e baixos está finalmente começando a conquistar a simpatia dos espectadores, curiosos para saber o que ela ainda pode render no reality. 

Para muitos, a berlinda perfeita seria entre Arthur, Naiara e o pouco incisivo Lucas, que provavelmente seria eliminado com folga. Pena que a voz do povo nem sempre é a voz de Deus e o Pipoca acabou se salvando no bate e volta. 

Naiara Azevedo

A FAVOR

Reprodução / Globoplay
Aliança com Linn, Natália e Jessilane, as "comadres", ajudou Naiara no jogo

Imprevisibilidade: 

Naiara Azevedo é uma incógnita, palavra que está na moda na casa. No primeiro paredão que disputou, surtou e decidiu que queria deixar o reality, chegando a pedir que o público votasse para eliminá-la. Um dia depois, recalculou a rota - ou ressignificou a jornada, como diria Lumena, do BBB 21 -, e fincou o pé: "Eu quero ficar". Na semana em que foi acusada pelos colegas de não se comprometer, decidiu que, caso ganhasse o anjo, daria o castigo do monstro para a líder Jade Picon. Ou seja, ninguém sabe o que esperar da sister. 

Essa imprevisibilidade poderia até ser um ponto negativo na trajetória de Naiara - e, de fato, talvez também o seja -, mas, em um BBB ameno como este tem sido, uma participante como ela dá esperanças de que a qualquer momento algo inusitado pode acontecer para quebrar o marasmo. O público sempre quer saber qual será o próximo enredo da sertaneja, o que pode ser um bom motivo para deixá-la mais um pouco no reality. 

Aliança com as comadres: 

O que também deve pesar em uma eventual permanência de Naiara na disputa é a aliança formada com Linn da Quebrada, Jessilane e Natália. O quarteto vem aos poucos conquistando a simpatia do público, e já ganhou o apelido carinhoso de "Comadres". Parte disso, é claro, deve-se à rivalidade com o grupo formado por Eslovênia, Laís e Bárbara — as apelidadas "Patricinhas de Beverly Hills". 

O fato é que, na companhia das comadres, Naiara encontrou seu lugar no jogo. Continua inconstante, sim, mas agora tem ao lado aliadas que entendem seus altos e baixos - o que lhe concede mais segurança e, consequentemente, mais "altos" do que "baixos" para chamar de seus. Também já demonstrou estar disposta a combinar votos e entrar com tudo na estratégia para defender as amigas. Ela não sabe, mas é exatamente disso que o público tem sentido falta na edição. 

CONTRA

TV Globo / Reprodução
Naiara teve posicionamentos problemáticos no início do programa

Posicionamentos problemáticos: 

Apesar de ter acordado para o jogo, Naiara não começou nada bem sua trajetória no reality. Já nos primeiros dias, a sertaneja foi cancelada por posicionamentos considerados problemáticos. Por exemplo, quando opinou que Linn da Quebrada, que identifica-se como travesti, havia alcançado o estrelato por esforço, dando a entender que outras travestis não estariam no mesmo patamar que a cantora por não se esforçarem o suficiente. Embora Linn tenha explicado qual é a realidade da maior parte das travestis no Brasil e exposto que teve privilégios ao longo de sua trajetória, Naiara insistiu em pregar o discurso meritocrático. Pegou mal!

Na mesma linha de equívoco, a sister escalou Douglas Silva para professor particular e em diversas ocasiões procurou o ator para tirar dúvidas sobre negritude, sob a justificativa de querer aprender. Ele, que desde o início esclareceu não ter obrigação de explicar nada do gênero a nenhum dos colegas de confinamento, ficou desconfortável com a insistência. A sertaneja só parou com os questionamentos inconvenientes quando recebeu um puxão de orelha de Arthur Aguiar. Mas o ranço do público já estava instaurado. 

Treta fora da casa: 

O que também pode contribuir para uma possível eliminação da sister é a treta envolvendo a família da cantora Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo em novembro do ano passado. Naiara revelou o lançamento de uma parceria inédita com Marília, a canção 50 Por Cento, enquanto ainda estivesse no confinamento. O anúncio, porém, foi malvisto pela família e pelos fãs da rainha da sofrência. 

O irmão de Marília, João Gustavo, chegou a acusar a sertaneja de estar usando o nome da irmã para se promover e disse que faria de tudo para vê-la fora do reality. A assessoria de Naiara, então, pediu desculpas em nome da cantora e comunicou que a música não seria mais lançada. João Gustavo também desculpou-se pelas acusações, e os ânimos se acalmaram. Ainda assim, a imagem de "oportunista" pesou sobre a integrante do grupo Camarote, que pode vir a sofrer alguma consequência no jogo por conta do acontecimento externo. 

Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link


MAIS SOBRE

Últimas Notícias