Entretenimento



Falando de Sexo

A diferença entre identidade de gênero e orientação sexual

Sempre é importante ficar atento aos detalhes para saber distinguir

16/03/2022 - 15h34min

Atualizada em: 16/03/2022 - 19h32min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, o meu sobrinho já é um homem e, agora, nos disse que tem vontade de ser mulher e que não é gay. Isso pode acontecer?

Amiga, o homem que tem essa vontade não é necessariamente gay. O homossexual deseja sexual e afetivamente alguém do mesmo sexo.

A homossexualidade está longe de ser uma questão de escolha ou estilo de vida: é uma orientação, há o desejo de se vincular de forma afetiva e sexual com alguém do mesmo sexo. O que nos conduz para uma ou outra orientação (homo, bi ou heterossexual) é um conjunto de fatores, a combinação entre uma predisposição genética, fatores psicológicos (a forma como cada pessoa registra fatos, sentimentos e impressões) e sociais. 

Leia outras colunas

Características

O papel sexual, masculino ou feminino, não tem nada a ver com a orientação do desejo. Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o universo feminino. 

Dentro do grupo dos transgêneros, há travestis, crossdressers, agêneros, bigêneros, genderfuck e tantas outras classificações. 

Assim, é importante pensar nessas definições para não correr o risco de achar que a palavra “gay” dá conta de todas as identidades dentro do campo da diversidade. Ou seja, identidade de gênero (a forma com a qual a pessoa se identifica) nada tem a ver com orientação sexual (o gênero pelo qual sente atração).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias