Entretenimento



Falando de Sexo

Confira dicas para driblar o ressecamento vaginal

Ele é algo extremamente incômodo que afeta mulheres de todas as idades.

14/03/2022 - 13h58min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

A minha vagina está muito seca. Às vezes, sinto dores na hora do sexo. O que pode estar causando isso?

Ressecamento vaginal é algo extremamente incômodo que afeta mulheres de todas as idades. Essa condição prejudica intensamente a vida sexual, a autoestima e a relação de muitos casais. A secura da área íntima é caracterizada pela perda de lubrificação natural que deveria ocorrer durante a relação sexual.

Leia outras colunas

Causas

Existe uma série de fatores, internos e externos, que ocasionam essa condição. As principais causas da secura são queda nos níveis hormonais (os índices de estrogênio, hormônio importante para manter a lubrificação, podem sofrer uma diminuição e provocar ressecamento vaginal em algumas fases da vida da mulher, como no período pós-parto ou menopausa), falta de estimulação, dificuldades e crises no relacionamento, estresse, medos, ansiedade, alergias, uso de alguns medicamentos, infecções e falta de dedicação na estimulação sexual (preliminares). 

Muitas vezes, a pressa para dar início à relação sexual com penetração é a principal vilã dessa história. Os casais acabam se precipitando e, logo após a ereção, já querem começar a transar.

No entanto, as preliminares são muito importantes. Elas irão aumentar a excitação, a libido e a lubrificação vaginal. É preciso investir em carícias, beijos, toques, cheiros, sons e falas, não somente na estimulação direta da genitália.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias