Entretenimento



92 Mais Mulher

Oito alimentos que contribuem para a manutenção do bronzeado

Nutricionista indica itens que influenciam diretamente na saúde e no tom da pele

11/03/2022 - 10h46min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Pierre Alexander / Reprodução

Vamos nos despedir do verão em 20 de março, então nada mais justo do que compartilhar dicas de como manter o tom bronzeado na pele por mais tempo. A nutricionista Juliana da Silveira Gonçalves, que é professora da Estácio Porto Alegre, indica oito alimentos que influenciam diretamente na saúde e no tom da pele.

– Alimentos de cores vivas, ricos em betacaroteno e licopeno, aumentam a produção de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele, conservando o bronzeado por mais tempo e atuando como antioxidantes, protegendo dos danos sofridos pela alta exposição à luz do sol – sugere.

Agora, vamos conhecer quais alimentos podem prolongar o bronze conquistado nos últimos dias? Confira a lista da especialista.

/// Cenoura – É um dos melhores alimentos para a nossa pele, por ser rico em carotenoides, pigmento que dá origem ao betacaroteno, uma provitamina que ajuda a alcançar e prolongar o bronzeado. Além disso, o betacaroteno atua para a produção de melanina, consequentemente, melhorando a elasticidade da pele e protegendo dos raios ultravioleta. Também é fonte de vitaminas A, C, B2 e B3.

/// Melancia – Além de ajudar na hidratação do nosso corpo, colabora para manter uma pele dourada, por ser fonte de licopeno, outro carotenoide presente em frutas vermelhas, que auxilia na proteção da pele contra os raios ultravioleta. Também é fonte de vitaminas A e C, que auxiliam na produção e absorção de betacaroteno.

/// Chocolate amargo – Fonte de flavonoides, outra substância antioxidante, que ajuda a ativar a nossa circulação sanguínea, fazendo com que a derme (uma das camadas que formam a pele) se recupere com maior facilidade da exposição à luz solar. Mas lembre-se de que o chocolate deve ter mais de 70% de cacau.

/// Beterraba – Também é rica em betacaroteno, um potente antioxidante. Auxilia no tão sonhado bronzeado natural por ser rica em vitamina A, além de combater radicais livres (moléculas que são formadas pela ação dos raios ultravioleta) e evitar o envelhecimento precoce da pele. O consumo de beterraba crua oferece maior concentração de nutrientes.

/// Manga – Fonte de vitaminas A e C, além de ser uma excelente fonte de vitamina E, que ajuda a proteger a nossa pele, sendo uma forte aliada do bronzeamento natural. Isso ocorre porque a vitamina E é um poderoso antioxidante.

/// Brócolis e espinafre – São fontes de betacaroteno e auxiliam na formação da melanina, fornecendo substâncias fotoprotetoras, que fazem com que a nossa pele fique bronzeada e não queimada.

/// Tomate – É rico em vitamina A e uma excelente fonte de vitamina C, que melhora a absorção de betacaroteno. A vitamina C também é antioxidante, que colabora para prevenção do envelhecimento, contribuindo para uma pele bronzeada e saudável.

Receita de suco

Ingredientes
/// Uma manga
/// Meio mamão papaia
/// Suco de quatro laranjas
/// Uma cenoura pequena cozida
/// 200 ml de água de coco

Modo de preparo
/// É só bater todos os ingredientes no liquidificador ao mesmo tempo.

Rendimento
/// Cada copo de 250 ml fornece de 15 a 20 mg de betacaroteno.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias