Entretenimento



A volta de Juma

"Pantanal": saiba quem é quem na nova versão da novela

Marco da teledramaturgia nacional retorna à TV nesta segunda-feira, na RBS TV

28/03/2022 - 16h20min


GZH
GZH
João Miguel Jr / Globo / Divulgação

Um dos grandes sucessos da teledramaturgia nacional retorna à TV na noite desta segunda-feira (28): Pantanal, novela originalmente exibida pela TV Manchete, agora em nova versão da Rede Globo. Adaptada aos tempos atuais por Bruno Luperi, neto do criador original Benedito Ruy Barbosa, a novela não será idêntica à obra que estreou em 1990. Podem ser esperadas tanto mudanças na trama, quanto na tecnologia de captação das imagens do Pantanal, adiantou o diretor artístico Rogério Gomes:

— Na época, (o diretor) Jayme Monjardim fez muito bem a novela, foi ousado, fez um desenho de produção diferente, mesmo com toda dificuldade. Hoje, as câmeras são menores, temos drones, câmeras para dentro d'água, a qualidade de captação é outra, é tudo muito mais moderno do que antes. Você consegue captar imagens do Pantanal de maneira diferente daquela época, quando eles não tinham esses recursos.

Mas o ponto de partida da novela é o mesmo. Como explica a sinopse adiantada pela emissora, "Pantanal é uma saga familiar que tem o amor como fio condutor e a natureza como protagonista. No tronco central dessa jornada, repleta de dramas familiares e conflitos, está a história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). A vida como peão de comitiva os levou para o Pantanal, onde Joventino aprendeu a lição mais importante de sua vida: que a natureza pode mais do que o homem".

A seguir conheça um pouco mais sobre os personagens que passarão por Pantanal.

Joventino Leôncio (Irandhir Santos)

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Joventino é um peão renomado

Homem justo e honesto, Joventino é um renomado peão, que faz a vida tangendo boiadas. No Pantanal, trabalha ao lado do filho José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Seu sonho é ter uma criação de gado própria.

José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira)

Filho de Joventino (Irandhir Santos), que o criou após a morte precoce da mãe, cresceu em meio aos peões, com quem se sente à vontade. Ficou mais amargurado após o desaparecimento do pai e acabou ele mesmo sendo um pai ausente para seus filhos, Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).

Filó (Leticia Salles/Dira Paes)

A "alma e o coração" da fazenda Leôncio, Filó chega ao lugar de surpresa, grávida de Tadeu (José Loreto), onde é acolhida por José Leôncio (Renato Goes/ Marcos Palmeira), que a oferece um emprego como empregada, um teto, carinho e proteção. Eternamente grata ao auxílio de José, ela protege o patrão de todos a partir de então. 

Quim (Chico Teixeira)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Chico Teixeira vive o peão Quim na novela

Amigo inseparável de Tião (Fabio Neppo), o peão é conhecido por "ter a língua maior do que a boca e o olho maior do que a barriga", de forma que é constantemente reprimido por seus comentários impertinentes. 

Tião (Fabio Neppo) 

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Fabio Neppo vive Tião na trama das nove

O amigo de Quim (Chico Teixeira), é um dos peões de confiança de Joventino (Irandhir Santos) e, mais tarde, de José Leôncio (Renato Góes), a quem ajuda após o desaparecimento do pai. 

Antero Novaes (Leopoldo Pacheco)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Leopoldo Pacheco interpreta Antero Novaes em "Pantanal"

Um verdadeiro bon-vivant, Antero é um sujeito "tão polido quanto dissimulado". Herdeiro de uma família tradicional do Rio de Janeiro, é casado com Mariana (Selma Egrei), com quem tem duas filhas, Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Telles) e Irma (Malu Rodrigues/ Camila Morgado).

Mariana Braga Novaes (Selma Egrei)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Selma Egrei vive Mariana, esposa de Antero na novela

Casada com Antero Novaes (Leopoldo Pacheco), é a mãe de  Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Telles) e Irma (Malu Rodrigues/ Camila Morgado), e gosta da vida da família na alta sociedade. Considerada intuitiva, observadora e perspicaz, é "uma verdadeira raposa, capaz de antever onde cada passo irá terminar". 

Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado)

Primogênita da família Novaes, Irma é uma jovem obediente, que nunca questiona os limites impostos por sua controladora mãe, Mariana (Selma Egrei), mesmo que isso seja a fonte de sua infelicidade e insegurança. 

Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles)

A filha rebelde da família Novaes, Madeleine não dá a mínima para normas ou qualquer convenção social que a mãe tenta ditar. Vive cercada de amigos e pretendentes, arrebatando corações por onde passa.

Gustavo Sousa Aranha (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler)

Oriundo de outra tradicional família carioca, é o prometido de Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Telles) para "estreitar os laços entre os Sousa Aranha e os Novaes". Mestre em análise comportamental, é o oposto da moça, agindo sempre com equilíbrio e lucidez. 

Gil (Enrique Diaz)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Enrique Diaz vive Gil em "Pantanal"

Marido de Maria Marruá (Juliana Paes), é um sujeito simples e analfabeto que, enganado por outros homens, comete um crime em sua terra natal, no Paraná. A fuga leva ele e a esposa para o Pantanal, onde buscam reconstruir suas vidas.

Maria Marruá (Juliana Paes)

João Miguel Jr. / Globo / Divulgação
Juliana Paes vive Maria, mãe de Juma

Esposa de Gil (Enrique Diaz), perde três filhos antes de chegar com ele ao Pantanal. Lá, engravida de Juma (Alanis Guillen), mas não deseja criar a criança e decide colocá-la no bojo de uma canoa e empurrá-la para as águas de um rio próximo, logo após o nascimento da menina. O destino, no entanto, tem outros planos para as duas.

Velho do Rio (Osmar Prado)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Osmar Prado em "Pantanal"

Definido como um "encantado", o Velho do Rio seria a personificação de uma consciência ecológica coletiva do Pantanal, um guardião da natureza local e uma espécie de ponto de contato entre o mundo físico e espiritual. 

Eugênio (Almir Sater) 

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Almir Sater já havia participado da trama original

Condutor de chalana, Eugênio é outro dos seres encantados do Pantanal. Sua função seria a de carregar as almas pelas águas locais, eliminar o mal, purificar e trazer vida nova, preservando o equilíbrio da natureza.

Trindade (Gabriel Sater)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Filho de Almir Sater, Gabriel fará papel que pertenceu ao pai na novela exibida em 1990

Violeiro e peão, Trindade também faz parte do espectro sobrenatural do folhetim, tomado de tanto em tanto por premonições que "vaticina com tamanha propriedade que faz até os mais céticos dos céticos darem fé do impossível".

Tadeu (José Loreto)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
José Loreto dá vida a Tadeu

Afilhado de José Leôncio (Renato Goes/ Marcos Palmeira), o filho de Filó (Leticia Salles/Dira Paes) recebe do padrinho a mesma educação que o próprio José havia recebido do velho Joventino. Mesmo depois que Zé descobre que Tadeu é na verdade seu filho, a pedido de Filó, o menino não recebe nenhum tratamento diferenciado.

Tibério (Guito) 

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Tibério é um capataz em "Pantanal"

Capataz contratado por José Leôncio (Renato Goes/ Marcos Palmeira), Tibério é o "guardião do paraíso sagrado" construído por Leôncio e "o lastro que permite ao patrão se afastar do Pantanal pelo tempo que for necessário sem medo do que irá encontrar ao retornar".

Juma (Alanis Guillen)

João Miguel Jr / Globo / Divulgação
Juma retorna à TV interpretada por Alanis Guillen

Jovem natural do Pantanal, que assim como sua mãe, Maria (Juliana Paes), incorpora Marruá. Ela sabe se virar bem na propriedade em que nasceu e cresceu, um “pedacinho de terra que era de José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Palmeira), mas que seus pais tomaram posse ao desembarcar no Pantanal”. Tudo começa a mudar em seu mundo, no entanto, ao conhecer Jove (Jesuíta Barbosa).

Jove (Jesuíta Barbosa)

João Miguel Jr / Globo / Divulgação
Nascido no Pantanal, Jove cresceu como um legítimo carioca

Filho de Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Telles) e José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), Jove nasceu no Pantanal, mas partiu para o Rio de Janeiro ainda bebê, onde cresceu como um legítimo carioca. Na juventude, ele retorna à terra natal, para conhecer o pai e as próprias raízes, e lá conhece Juma (Alanis Guillen).

José Lucas de Nada (Irandhir Santos)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Irandhir Santos tem dois papéis em "Pantanal"

Filho ilegítimo de José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Palmeira), com uma prostituta, não leva o sobrenome do pai. Orgulhosos e trabalhador, "nunca ganhou nada de mão beijada" e aprendeu com peões o ofício que tomaria para si. Mais tarde, decide sair mundo afora como caminhoneiro. 

Nayara (Victoria Rossetti)

Fabio Rocha / Globo/Divulgação
Nayara é apaixonada por Jove

Apaixonada por Jove (Jesuíta Barbosa), a jovem Nayara está acostumada a conquistar corações, por isso não aceita o desinteresse do jovem. Cheia de vida, mas sem juízo, ela está certa que poderá fisgar o moço, ainda mais quando descobre que Jove é filho de Madeleine (Karine Telles), a quem segue nas redes sociais.

Zaquieu (Silvero Pereira) 

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Silvero Pereira é Zaquieu em "Pantanal"

Mordomo da casa de Mariana (Selma EgreI), Zaquieu é para lá de alto astral e se sente realizado em meio a toda a pompa e circunstância da residência dos Novaes. Tem uma relação muito forte com a "dona Mariana".

Muda (Bella Campos)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Muda tem planos de vingança em "Pantanal"

Em busca do que considera justiça pela morte de seu pai, assassinado por Gil (Enrique Diaz) quando ela era ainda um bebê, Muda é acolhida no Pantanal por Maria Marruá (Juliana Paes) e Juma (Alanis Guillen). Seus planos de vingança começam a mudar uma vez que se afeiçoa às duas mulheres.

Tenório (Murilo Benício) 

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Personagem de Murilo Benício esconde passado

Assim como Muda (Bella Campos) e Maria Marruá (Juliana Paes), Tenório (Murilo Benício) vai do Paraná para o Pantanal com um passado que prefere esconder. Marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e pai de Guta (Julia Dalavia), é um sujeito prático, frio e racional. Também passa a imagem de moralista e conservador, mas esconde que tem uma amante e outra família em São Paulo.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira)

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Isabel Teixeira interpreta Maria Bruaca

Filha de um cafeicultor próspero, Maria é constantemente maltratada pelo interesseiro marido, Tenório (Murilo Benício), que perdeu a fortuna dos dois. Ela só encontra paz na relação com a filha, Guta (Julia Dalavia), e por isso sofre quando a jovem parte para estudar em São Paulo. Maria não desconfia que Tenório tem uma amante, com outra família, também em São Paulo.

Guta (Julia Dalavia) 

João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Guta acaba se apaixonando pelo irmão

Filha de Tenório (Murilo Benício) e Maria (Isabel Teixeira), ela volta ao Pantanal depois de estudar Engenheira Civil em São Paulo, onde descobriu que seu pai esconde uma segunda família da pior maneira possível: apaixonando-se pelo irmão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias