Entretenimento



Estrelas da Periferia

Rap e parcerias ecléticas: conheça Blanca

Rapper gaúcho, do Partenon, propõe um som moderno e acaba de lançar canção com Tonho Crocco.

08/03/2022 - 16h22min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Mike Maidana / Divulgação
Som com Tonho foi lançado em 2021

Oriundo de um dos locais mais importantes do rap na Capital, o bairro Partenon, o rapper Blanca é um apaixonado pelo gênero, desde a adolescência. Quando era mais novo, ele lembra que era apaixonado por música, mas tinha dificuldade para decorar as letras. Quando entrou na faculdade (ele se formou em Publicidade), Blanca se aproximou de Jeff Tennon, integrante dos Milianos, um dos mais tradicionais grupos de rap da cena gaúcha.

- Comecei a dar umas bandas com eles, ia nas Batalhas que rolavam na cidade e comece a entender a cultura do rap, a importância dela. Mas eu nunca tinha feito nada musicalmente falando, só acompanhava eles nos shows, mesmo - lembra Blanca. 

Até que chegou a pandemia de Covid-19 e o rapper acabou se aproximando de outro integrante dos Milianos, Gean Brazy.

- Ali, com aquele período de isolamento social, comecei a me entrosar com o Gean e passei a focar mais na minha música. Começamos a produzir meu primeiro álbum, Pesado, fizemos tudo juntos, cada um de sua casa. Ele mudou as batidas, eu escrevi as letras da minha casa, ele produziu o disco da casa dele. Foi um processo demorado, tivemos todos os cuidados - lembra Blanco.

Leia outras colunas

Parcerias

O disco, que já está nas plataformas digitais, segundo Blanca, é forte e traz críticas contra temas atuais, como a homofobia e "todas as opressões que vivemos nos dias atuais", como ele observa.

Em busca de parcerias ecléticas, ele já lançou a canção Eu Só Quero Voar, em parceria com Hugo Rafael, participante do The Voice Brasil, em 2021. 

Depois de gravar o disco Pesado, Blanca foi atrás de um dos nomes mais expressivos da música gaúcha, que transita bem entre diferentes meios, como rap, rock e MPB: Tonho Crocco. 

- Meu som sempre teve uma forte influência do soul e do funk, ritmos que conversam com o som que o Tonho faz. Como eu venho da zona Leste e ele também, estou na cena do bairro há muito tempo, acompanhando tudo que ele faz. Falei com ele pelo Instagram, ele me deu retorno e aceitou gravar comigo. E lançamos a canção Vítimas, em fevereiro, uma "pedrada" - afirma Blanca.

Segundo o músico, a canção mistura pitadas de rap, funk e soul, com uma pegada romântica, leve e reflexiva. O encontro dos músicos foi repleto de cuidados e só aconteceu depois que os dois estavam vacinados. 

- Foi uma parceria super legal, o Tonho é incrível, ele dá aula de música, tenho ele como mestre. Tonho fortalece demais a cena da nossa música - completa.  

Pitaco

Adriano Brasil, produtor artístico, fala sobre o trabalho de Blanca:

- Som de muita qualidade, busca influências em vários outros gêneros. É um dos caras que leva a música feita por aqui adiante. 

Aqui, o espaço é todo seu

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

- Para falar com o rapper, ligue para (11) 98258-1958.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias