Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como lidar com os efeitos da menopausa

Entre as mulheres, a perda de desejo é comum antes e após a menopausa.

06/03/2022 - 18h21min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, fiz 50 anos e me sinto muito bem: sou bonita, faço esportes, tenho um marido e filhos legais. Porém, não sinto a menor vontade de fazer sexo. O que aconteceu comigo neste sentido?

Amiga, entre as mulheres, a perda de desejo é comum antes e após a menopausa. O pico de problemas sexuais ocorre entre 40 e 60 anos. A queda nos níveis hormonais não pode levar toda a culpa, mas, sim, as mudanças são responsáveis por uma parte desta questão. Mulheres na menopausa podem responder menos aos estímulos e ter mais dificuldade para se excitar. A diminuição da lubrificação genital também torna o sexo desconfortável e doloroso. Então, quando você tiver relações sexuais, pode machucar a região íntima. 

Leia outras colunas

Lubrificação

Para resolver isso, tente usar lubrificantes à base de água. Pergunte ao seu médico sobre a prescrição de medicação para aliviar a secura: estão disponíveis medicamentos orais e cremes vaginais. 

A vida estressante na meia-idade é outro fator que atrapalha a sexualidade. Muitas mulheres acumulam tarefas e se sentem as únicas responsáveis por casamento, emprego e família. Isso causa pressão e coloca o seu desejo sexual numa gangorra. No entanto, evitar o sexo traz tensão ao relacionamento, apesar de ser comum ter menos desejo em relações longas. Às vezes, tudo isso acontece de uma só vez, parecendo que a menopausa é a causa, mas há outros fatores que afetam a libido. 

Tirar o foco da relação sexual ajuda a resolver o problema. Invista mais tempo nas preliminares e experimente outros tipos de brincadeiras eróticas, como massagem e sexo oral. Procure uma terapia breve, focada na sua vida sexual: isso vai ajudá-la nesta fase difícil.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias