Entretenimento



Estrelas da Periferia

Trio aposta em rap com pegada bem brasileira

Para tentar se destacar, Síganus,grupo da zona sul da Capital, mistura trap e drill com funk e samba. 

01/03/2022 - 10h33min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Grupo mistura trap com drill

Oriundo da comunidade Complexo Invasão, no bairro Vila Nova, zona sul de Porto Alegre, o grupo Síganus nasceu com a ideia de espalhar a mensagem das periferias em suas letras. Mas, segundo o integrante João Filipe Mello, o MC Filipe Deds, os objetivos da turma vão além.

- A proposta é espalhar nossa mensagem para o maior número de comunidades, pois além de retratarmos dificuldades da vida de quem mora em becos e favelas, também falamos dos bons momentos - comenta o MC.

O grupo, que surgiu em 2019, mistura trap (subgênero do rap) com drill, uma nova vertente do ritmo que chegou no Brasil há poucos meses e foi criada em Chicago, nos Estados Unidos. Tem, como uma de suas características, letras mais pesadas. Um dos pioneiros do drill é o rapper norte-americano Chief Keef.

No começo de fevereiro, nas plataformas digitais, o grupo lançou a última música de um conjunto de faixas que integram o primeiro EP do Síganus, batizado de Bailes. 

- Pelo fato de a gente retratar as dificuldades e os bons momentos vividos na favela, batizamos essa faixa de Beco - explica MC Filipe Deds. 

Consciência

Leia outras histórias da coluna

Entre suas ações sociais, o grupo entrega garrafas de água com rótulos personalizados nas entradas das baladas de bairros boêmios da Capital, atentando para a importância da hidratação antes e depois das festas. Para tentar se diferenciar, a turma acabou criando, praticamente, um estilo próprio de som, que mescla trap, drill e sons brasileiros, como funk e samba. 

- Uma das músicas que mais gostamos se chama Samba Drill, que tem, justamente, essa pegada. E ela já tem mais de 9 mil audições nas plataformas digitais - afirma o MC.

Ainda integram o grupo Síganus, MC Danova e DJ Eric.

Pitaco 

O produtor artístico Adriano Brasil fala sobre o trabalho do grupo:

- A mistura que o Síganus faz é muito interessante, acredito que estão em um bom caminho, a mescla de sons está em evidência na música, em todo o mundo.

Aqui, o espaço é todo seu

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

- Para falar com o grupo, ligue para 9975-98969.





MAIS SOBRE

Últimas Notícias