Entretenimento



Falando de Sexo

Violência doméstica: como reconhecer os sinais?

A violência doméstica, geralmente, ocorre a portas fechadas e escondida da sociedade

02/03/2022 - 14h20min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Andréa Alves
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

A minha irmã disse que sofreu violência e abuso por parte de seu namorado. Só que nunca apareceu com hematomas: contou que ele não batia nela. Então, é possível considerar como abuso?

Amiga, sinais de abuso físico, como hematomas e arranhões, são fáceis de ver, mas a dinâmica da violência doméstica pode ser mais sutil. 

Na verdade, abuso emocional, psicológico, sexual, financeiro, assédio e perseguição estão sob o guarda-chuva da violência doméstica. Os sinais desses tipos de abuso nem sempre são facilmente detectados por outras pessoas e são ainda mais difíceis de serem reconhecidos por quem os vivencia. 

A violência doméstica, geralmente, ocorre a portas fechadas e escondida da sociedade. Portanto, estar ciente dos sinais sutis de abuso é essencial. 

Leia outras colunas

Preste atenção

Relacionamentos abusivos podem parecer intensos ou “amorosos” no início. O parceiro dominante se mostra muito atencioso, protetor e demonstra uma quantidade incomum de atenção e carinho. Um forte vínculo se estabelece entre o casal, e o relacionamento avança rapidamente. A intensidade da relação permite que o agressor estabeleça  o controle sobre a vida da vítima de forma veloz. 

Também comumente referido como abuso doméstico ou violência por parceiro íntimo, a violência doméstica pode acontecer com qualquer pessoa. Agressores e vítimas de relacionamentos abusivos vêm de todas as esferas da vida, todas as origens econômicas e culturais e podem ser de qualquer raça, idade, gênero ou sexualidade.

Para denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher por meio do número 180. A ligação é gratuita: o serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias