Entretenimento



Prós e contras

"BBB 22": vencer o paredão falso será bom ou ruim para o jogo de Arthur Aguiar?

Conforme enquetes, brother é o favorito do público para a dinâmica

05/04/2022 - 12h43min

Atualizada em: 05/04/2022 - 12h44min


Camila Bengo
Enviar E-mail
Reprodução / Globo
Arthur Aguiar disputa paredão falso do "BBB 22" com Eliezer, Gustavo e Linn da Quebrada

A 12ª berlinda do BBB 22 não vai ser exatamente como os brothers e sisters imaginaram. Arthur Aguiar, Eliezer, Gustavo e Linn da Quebrada disputam um paredão falso, no qual o eliminado será, na verdade, vencedor da dinâmica.

O escolhido pelo público irá direto para um quarto secreto, de onde poderá fazer as vezes de Big Boss e tomar algumas decisões que afetam os outros participantes. Poderá, por exemplo, cortar a água, deixar todo mundo na xepa e trancar os brothers e sisters no jardim ou na residência por determinado tempo. Mas também pode optar por não usar os poderes. O "passeio temporário" acabará na quinta-feira (7), quando o falso eliminado voltará para a casa a tempo de participar da prova do líder. 

Conforme indicam enquetes realizadas por diferentes portais brasileiros, Arthur Aguiar é quem deve vencer a dinâmica. O ator aparece com mais de 60% da preferência do público nos levantamentos, que, apesar de não possuírem caráter oficial, servem como um termômetro da votação.

Em segundo lugar está Gustavo, escolha da parcela dos espectadores que acreditam que o ex-casa de vidro tem um maior potencial para "causar" e aproveitar os poderes - sem ter dó de deixar todo mundo sem água, por exemplo. Contudo, o favoritismo de Arthur é o que deve imperar. Mas será que vencer o paredão falso será bom para o jogo dele? 

Abaixo, GZH reúne os prós e contras da provável ida do ator ao quarto secreto. Confira:

Autoconfiança fortalecida (ou prato cheio pra soberba?)

Voltar de um paredão falso é um dos sinais mais claros de que o participante é querido pelo público. Afinal, os espectadores não dariam o benefício para alguém de quem não gostam - a não ser que fosse o caso de escolher entre o menos pior. É por isso que vencer a dinâmica deve dar mais um gás de autoestima de Arthur na disputa, o que sem dúvida é positivo. 

O único porém é que o brother já vem demonstrando um excesso de autoconfiança desde a saída de Jade Picon. Chegou a insinuar que quem bateu de frente com ele acabou eliminado. Sabemos que é verdade, mas falando assim, em voz alta, soa um tanto quanto soberbo — até porque Arthur não sabe o que acontece aqui fora e mil poderiam ter sido os cenários das eliminações de seus rivais.

É por isso que ir para o quarto secreto pode não ser tão bom assim para o jogo do ator. Vai injetar autoconfiança, sim, mas não saber manter a humildade pode significar sua derrocada no reality. Vale lembrar que já há uma parcela significativa do público achando que ele está com o rei a barriga. 

Expectativa alta (ou maior chance de decepcionar?)

Além da autoconfiança, o que também vai ficar alta é a expectativa. Dessa vez, por parte do público. Todo mundo vai querer ver Arthur ativar o modo "malvadão", usando e abusando dos poderes conferidos a ele. Mas e se ele não corresponder?

Pode ser que o brother, como bom estrategista que é, perceba que se o público o escolheu para a dinâmica é porque quer que ele coloque fogo no parquinho. Mas também é possível que não tenha coragem de colocar todos do elenco na xepa, por exemplo, uma vez que o vip está sendo formado justamente por seus aliados — poderia ser o motivo para um racha com o grupo quando voltar. 

O que é melhor? Decepcionar os parceiros, essenciais para garantir longevidade na disputa, ou o público, responsável por escolher o campeão? Arthur terá que pagar para a ver, mas, se servir de conselho, Carla Diaz provou que não corresponder às expectativas do público não é uma boa ideia.

Movimentação no jogo (ou todos jogando a toalha?)

De todo modo, a provável vitória de Arthur Aguiar no paredão falso deve servir para movimentar o jogo. Mas não necessariamente de forma positiva. Assim como o brother pode vir a descobrir coisas importantes — a Globo ainda não confirmou se o vencedor poderá ouvir conversas da casa — e voltar com uma postura diferente, colocando aquele tempero em tudo, também é possível que só sirva para que os demais acabem por jogar a toalha. 

O elenco já desconfia que o ator é o grande favorito da edição, sobretudo após a saída de Jade Picon. Jessilane mesmo o indicou ao paredão justificando "não querer acreditar que ele é o mais forte", mas, no fundo, sabendo que sim. Quando Arthur voltar, eles terão certeza.

E isso é péssimo para o jogo. Se os participantes anteciparem que Arthur será o campeão, não terão mais ânimo para continuar em campo, mesmo havendo quase um mês de reality pela frente. 

Blindado do paredão (ou perdendo narrativa?) 

Se o clima de favoritismo se instaurar, é natural que os brothers e sisters fiquem com medo de enfrentar Arthur no paredão. Com isso, o ator deve ser cada vez menos indicado, o que é ótimo para ele. Afinal, quem não gostaria de chegar à final sem ter que passar tantas vezes pela berlinda?

O único problema é que o favoritismo de Arthur foi forjado justamente em cima de uma ideia de "perseguição". Ele conquistou a simpatia dos espectadores em boa parte por conta da rivalidade com Jade Picon, nutrida muito mais por ela do que por ele. Foi indicado ao paredão três vezes pela sister sem que ninguém entendesse direito o motivo, o que bem ou mal lhe rendeu uma narrativa de perseguido e injustiçado (que muitos já têm interpretado como vitimismo). 

Mas se ninguém mais tiver Arthur como opção de voto, mesmo que seja por medo de enfrentá-lo, essa narrativa perde força. E se um novo "perseguido" surgir no meio do caminho, tornando-se o alvo declarado da maioria — Douglas Silva seria um bom candidato a isso, por exemplo —, pode ser que vejamos o jogo virar. 

Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias