Entretenimento



Falando de Sexo

Candidíase: o que é, sintomas e prevenção

Umidade na região genital e uso de alguns medicamentos podem ser as causas

06/04/2022 - 14h28min

Atualizada em: 06/04/2022 - 18h19min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Candidíase é sexualmente transmissível?

Candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). É uma infecção comum causada por fungos que se concentram na região genital. No entanto, pode, eventualmente, ser transmitida por meio do sexo. 

Mulheres e homens podem desenvolver a condição. Os fatores que podem desencadear a infecção são: consumo de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas do organismo, obesidade, uso de roupas justas, falta de higiene, umidade na região íntima, calor e estresse. Nelas, os sintomas são coceira na vagina, corrimento branco (parecido com a nata do leite) ardor local e para urinar e dor durante as relações sexuais. Já nos homens, a doença se manifesta por meio de pequenas manchas vermelhas no pênis, lesões em forma de pontos e coceira.

Higiene

Para afastar a ameaça da candidíase, a higiene da região genital deve ser feita com sabonete de pH neutro. As mulheres devem dar preferência para as calcinhas de algodão (materiais sintéticos, como lycra ou renda, podem causar irritação, aumento da transpiração e abafamento). A utilização de absorvente íntimo todo os dias não é recomendável, além do uso de roupas muito justas ou molhadas por tempo prolongado, desodorantes íntimos e lenços umedecidos. 

A melhor forma de fazer um tratamento adequado é procurar a orientação de um ginecologista.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias