Entretenimento



Falando de Sexo

A importância do prazer na menopausa

Manter relações durante esse período difícil pode trazer benefícios até mesmo para a saúde mental

24/05/2022 - 17h41min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, vejo que as pessoas falam mais sobre a função sexual durante a transição da menopausa, com sintomas como a baixa libido ou sobre ter dor durante a relação sexual. Porém, acho importante falar da importância do sexo para as mulheres durante esse período. O que vocês acham?

Cara amiga, tua colocação é muito importante. Aqui, sempre falamos que, para termos uma vida sexual saudável, precisamos falar sobre nossas necessidades, interesses, medos e dificuldades. Inclusive, foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos, sobre a importância do sexo nesse período da menopausa. Foi avaliado o quanto as relações sexuais eram importantes nesta fase, em cinco intensidades: nada, não muito, moderadamente, bastante ou extremamente. 

Leia outras colunas

Saúde mental

Na pesquisa, mulheres que faziam sexo mais satisfatório, tanto do ponto de vista emocional quanto físico, eram mais propensas a classificar a relação como muito importante. As que apresentavam menos sintomas de depressão eram mais propensas a classificar o sexo como altamente importante.

Hoje, sabemos que há uma forte ligação entre sintomas de depressão e baixa libido e outros tipos de disfunção sexual. Essa descoberta destaca a importância da saúde mental: se as mulheres procuram fazer do sexo uma prioridade na medida que envelhecem, precisam cuidar de sua saúde mental. 

Em geral, as mulheres que têm uma boa vida sexual antes da menopausa, mantêm isso após a menopausa. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias