Entretenimento



Hit nacional

Conheça a história de "Acorda, Pedrinho", canção que tornou a Jovem Dionísio a primeira banda no Top 50 desde 2018

Quinteto curitibano viralizou com a música inspirada em um senhor que dorme em um boteco

29/05/2022 - 13h41min


GZH
GZH
Jovem Dionísio / Divulgação
Banda Jovem Dionísio está fazendo sucesso com o hit "Acorda, Pedrinho"

A música Acorda, Pedrinho, da banda curitibana Jovem Dionísio, está estourada. O hit domina as redes sociais e está na boca do povo. Mas não só isso: a canção fez com que o quinteto chegasse ao topo do Spotify Brasil — a última vez que um grupo musical conseguiu tal feito foi em agosto de 2018, quando Meu Abrigo, do trio fluminense Melim, que ficou em primeiro lugar durante dois dias. 

Acorda, Pedrinho, porém, já ocupa a posição há seis dias, o que faz com que esta seja a faixa de uma banda que mais tempo liderou o ranking de streaming no país desde que a contabilidade começou a ser divulgada, em janeiro de 2017. Hoje, quem entrar no Spotify, verá que o grupo é o único no Top 50, recheado apenas de artistas solos ou duplas.

Jovem Dionísio é fora da curva, a começar pelo seu som: um pop alternativo que foge dos grandes sucessos nacionais, como sertanejo, funk e forró. Outro ponto que chama atenção é a formação, que não é mais convencional, com vocalista, baixista, baterista, guitarrista e tecladista.

A cereja do bolo é como o grupo se tornou viral: ao musicar uma cena frequente de um boteco — mais especificamente, o Bar do Dionísio, que fica no bairro de Juvevê, localizado entre as zonas central e norte de Curitiba, no Paraná.  

Os integrantes do grupo são frequentadores assíduos do estabelecimento desde os tempos de faculdade. São eles: Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gabriel Mendes, Bernardo Hey e Gustavo Karam. O quinteto, inclusive, resolveu batizar a banda em homenagem ao local, que leva o nome justamente do proprietário.

Instagram Bar do Dionísio / Reprodução
Pedrinho em seu momento clássico registrado e divulgado pelo próprio Instagram do Bar do Dionísio

Mas e o Pedrinho? Esse é quase parte do bar. Frequentador há 20 anos, a relação dele com o boteco é tão íntima que ele tem o costume de tirar cochilos por lá, entre uma cerveja e outra. É também um entusiasta das partidas de sinuca que acontecem no Dionísio, sempre participando dos torneios que são organizados entre os habitués do local — quando está acordado para tal.

E foi assim, a partir do simples bar e do dorminhoco Pedrinho que surgiu a inspiração para o refrão da canção que já tem mais de 3,4 milhões de visualizações no YouTube e cerca de 11 milhões de streams no Spotify. Um fenômeno dessa "boy band de boteco". 

Veja o clipe de Acorda, Pedrinho:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias