É saudável usar saliva como lubrificante na relação? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo11/05/2022 | 14h55Atualizada em 11/05/2022 | 14h55

É saudável usar saliva como lubrificante na relação?

É um hábito, mas é necessário que a vagina esteja bem lubrificada de forma adequada para evitar lesões indesejadas na área íntima. 

É saudável usar saliva como lubrificante na relação? Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Estou saindo com um homem que, na hora do sexo, usa saliva para facilitar a penetração. Isso não funciona comigo. Será que sou diferente?

Saliva não pode ser usada como lubrificante! Não é apropriado cuspir na região íntima durante a transa com penetração.

Compreendemos que é um hábito sociocultural, uma ação praticada antes do surgimento dos lubrificantes. Porém, para que você tenha uma relação sexual prazerosa, é necessário que a vagina esteja bem lubrificada de forma adequada para evitar lesões indesejadas na área íntima. 

Em alguns casos, quando a lubrificação não é adequada, chega a ser intuitivo querer usar, durante o ato sexual, uma secreção do próprio corpo para melhorar a lubrificação no momento. No entanto, a saliva tem um baixo poder lubrificante e seca rápido. Assim, com o atrito durante a penetração, lesões na vagina e no pênis podem surgir durante o sexo.

Leia outras colunas

Doenças

Para além de não ser tão eficiente, utilizar saliva pode não ser tão higiênico e saudável. As secreções do corpo humano tendem a carregar algumas doenças, que podem ser passadas no beijo, sexo oral e no uso do cuspe como lubrificante.

Logo, o mais indicado é investir em lubrificantes específicos para o ato sexual, de preferência com base de água, sem cheiro e cor, que são os que causam menos alergias. Camisinhas bem lubrificadas também são bem-vindas.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros