Entretenimento



Falando de Sexo

Entenda a relação entre sono e sexo

Uma vida sexual satisfatória melhora muitos aspectos da saúde física e emocional. 

22/05/2022 - 13h37min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, tenho dormido muito mal. Há tempos, ando preocupada, ansiosa com tudo e acordando durante a noite. Resultado: a minha vida sexual não está nada bem, porque estou sempre cansada e com sono. Me ajudem!

Sono e sexo são dois pontos cruciais da qualidade de vida. Uma vida sexual satisfatória melhora muitos aspectos da saúde física e emocional. E uma boa noite de sono? Pesquisas nos mostram que também afeta muitas coisas, como concentração e paciência, e um sono de qualidade pode evitar doenças, incluindo diabetes tipo 2, disfunção imunológica e depressão. Além disso, as mulheres que se aproximam da menopausa e não dormem bem têm ainda mais probabilidade de ganhar excesso de peso. 

Leia outras colunas

Conexão

O sexo e o sono estão conectados. Mulheres de meia-idade que relatam qualidade de sono insuficiente também tendem a ter taxas mais altas de disfunção sexual. Durante a noite, uma pessoa passa por uma série de estágios do sono, um ciclo que se repete várias vezes. Interrupções repetidas desses ciclos causam um curto-circuito nesse processo. 

Os efeitos do sono interrompido afetam tudo, desde a saúde física e emocional até como seu cérebro funciona durante o dia. Os pesquisadores ainda não sabem se a má qualidade do sono leva ao sexo desagradável ou se é a falta de uma boa transa que afetava a capacidade de dormir. Logicamente, faz sentido que os problemas de qualidade do sono afetem o sexo, porque, quando você está cansada, não tem muita libido. Mas também pode indicar problemas no relacionamento, algo afeta sua capacidade de dormir.

Últimas Notícias