Entretenimento



Falando de Sexo

Entenda como funciona a fertilidade feminina

Certas condições podem tornar a fertilidade menos provável

16/05/2022 - 14h38min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

A minha irmã soube que não é fértil. Ela estava tentando engravidar, mas descobriu isso. Fiquei apavorada. Gostaria de saber o que é a fertilidade.

Amiga querida, a fertilidade é a capacidade de conceber filhos. Ou seja, para que a gravidez ocorra, o esperma do homem precisa se unir ao óvulo da mulher. Isso se chama fertilização.

Uma série de etapas precisa ocorrer antes e depois de um homem ejacular na vagina de uma mulher durante o sexo para que a fertilização aconteça. O esperma se combina com outros fluidos para formar o sêmen, a substância que sai do pênis durante a ejaculação. Um único jato pode conter mais de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de líquido. As trompas de falópio conectam os ovários de uma mulher ao útero. Existem duas, uma para cada ovário. Nas trompas, acontece a fertilização.

Leia outras colunas

Ovulação

Normalmente, uma vez por mês, um óvulo sai de um dos ovários e vai para a trompa de falópio. Isso é chamado de ovulação. Se os espermatozoides estiverem presentes na trompa quando o óvulo chegar, a fertilização pode ocorrer. Fertilização e sexo não acontecem ao mesmo tempo. O esperma pode sobreviver no corpo de uma mulher por até cinco dias após a relação, e a fertilização pode acontecer em qualquer momento. 

Apenas um único espermatozoide alcançará o óvulo e o fertilizará. Um óvulo fertilizado continuará sua viagem em direção ao útero. A gravidez ocorre quando esse óvulo fertilizado se implanta na parede do útero, onde crescerá. 

Certas condições podem tornar a fertilidade menos provável. Porém, há uma série de medidas  para aumentar as chances de gravidez.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias