Entretenimento



Falando de Sexo

Existe vida sexual após a menopausa

Algumas mulheres, no período pós-menopausa, relatam que têm mais desejo

02/05/2022 - 14h33min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 59 anos e na menopausa. Notei que sinto menos vontade de fazer sexo. A menopausa diminui o desejo sexual em todas as mulheres? Como posso enfrentar isso durante e após este período?

A diminuição da libido não acontece com todas. Algumas mulheres, no período pós-menopausa, relatam que têm mais desejo. Isso pode estar ligado ao fato de sentirem menos ansiedade, que, por sua vez, está atrelada ao medo de uma gestação indesejada. 

No pós-menopausa, muitas mulheres têm menos responsabilidades, principalmente em relação à criação dos filhos, e se permitem relaxar e desfrutar da intimidade com seus parceiros. O sexo, nesta fase, é muito importante, porque também aumenta a imunidade, ajuda a impedir infecções vaginais e libera hormônios.

Leia outras colunas

Comportamento

O desejo feminino tem mais a ver com  comportamento e pensamento do que com hormônios. Os preconceitos são grandes sobre sexo após a menopausa e na terceira idade. O que ajuda a quebrar tabus e manter a libido em alta é pensar, falar, ler e ouvir sobre sexo. Em relação à parte física, a reposição hormonal pode funcionar. O estrogênio tende a tornar o sexo menos doloroso ao agir contra a secura vaginal. Converse com seu médico sobre isso. Além disso, existem muitas formas de carinhos eróticos que vão além da penetração. 

Em tempo: a terapia sexual é outro caminho. O profissional pode tratá-la tanto individualmente quanto ao casal. Esse tipo de aconselhamento traz muitos benefícios, mesmo quando feito a curto prazo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias