Entretenimento



Falando de Sexo

Intimidade e esclerose múltipla: não abra mão do seu prazer

Medicações e outras terapias podem ajudar a retomar a vida sexual, apesar da doença

08/05/2022 - 15h26min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Tenho esclerose múltipla e muitas coisas mudam com essa doença. Minha vida sexual estava ficando em segundo plano, até que percebi que isso também estava mexendo com o meu casamento. Conto com a ajuda de vocês.

O primeiro passo para retomar sua vida sexual é aprimorar a comunicação. Sabemos que é difícil falar sobre preocupações íntimas, tanto com seu parceiro quanto com seu médico. Parece que é supérfluo dentro do contexto da doença.

O sexo geralmente precisa ser um evento planejado para indivíduos com esclerose múltipla. Portanto, programe um horário sem distrações e coordene a medicação para otimizar o controle de quaisquer sintomas que possam interferir na transa.

Leia outras colunas

Tratamentos

Vários tratamentos disponíveis podem melhorar a função sexual e ajudar a reavivar sentimentos românticos. Algumas opções incluem medicamentos orais, injeções, pequenos supositórios inseridos no pênis, dispositivos infláveis e implantes, que podem ajudar as pessoas com esclerose múltipla a lidar com a disfunção erétil. Usar lubrificante contra a secura vaginal pode melhorar o prazer sexual das mulheres e aliviar o desconforto. Elas podem considerar o uso de um vibrador para aumentar a estimulação e a excitação.

A terapia individual ou de casal auxilia os parceiros com problemas físicos e psicológicos. Além disso, técnicas de fisioterapia pélvica podem ajudar a controlar a perda urinária durante a relação sexual.

Converse com seu médico sobre qual tratamento ou combinação de terapias seria mais útil para você.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias