Entretenimento



Maturidade

José Loreto, o Tadeu de "Pantanal", fala sobre carreira e vida pessoal: "Vivendo uma fase muito linda"

Ator viajou no começo da semana para Mato Grosso do Sul, onde gravará mais cenas da atual novela do horário nobre

19/05/2022 - 09h58min

Atualizada em: 19/05/2022 - 09h58min


@joseloreto / Reprodução Instagram
José Loreto no Mato Grosso do Sul, nos bastidores das gravações do remake "Pantanal"

O ator José Loreto, 37 anos, revelou em entrevista ao jornal Extra como está sendo interpretar o personagem Tadeu, no remake Pantanal, e revelou detalhes da vida pessoal, como a separação da ex-mulher, a atriz Débora Nascimento, 36, em 2019, e a relação com a filha, Bella, quatro. De acordo com Loreto, ele está vivendo uma fase de maturidade artística e emocional.

Nessa semana, o ator embarcou novamente para o Mato Grosso do Sul para gravar cenas da atual novela do horário nobre. Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, e tendo morado durante um tempo em Los Angeles, nos Estados Unidos, o artista se definiu como um homem urbano e revelou que o atual trabalho tem sido um dos maiores desafios de sua carreira. Segundo Loreto, por conta de seu personagem, teve que se dedicar em dobro para entender aspectos da vida dos peões do Pantanal. 

— Após ter sido aprovado para o elenco, arrumei um voo e fui para o Pantanal no dia seguinte. "Colei" nos peões reais. Eu não tinha ideia de como seria essa experiência. Aos poucos, já voltava de uma cavalgada incorporado, vendo jacaré no caminho. Eu me impregnei daquela realidade. Isso me ajudou até no sotaque — contou.

O artista revelou que teve dificuldade, no começo do processo, em incorporar o sotaque pantaneiro e de entender a rotina e as habilidades dos peões. Para ele, esse personagem foi o que mais exigiu dedicação em sua construção.

—  Ele (personagem) bota e tira a sela de um cavalo com toda naturalidade, tem habilidades que eu não tinha. É um cara muito diferente de mim. As emoções do Tadeu são muito brutas.

Reprodução Instagram / @joseloreto
Para interpretar o personagem Tadeu, em "Pantanal", José Loreto precisou aprender hábitos dos peões de Mato Grosso do Sul

Cenas de sexo

Na primeira versão da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, exibida pela extinta rede Manchete, em 1990, Tadeu, que era interpretado pelo ator Marcos Palmeira (José Leôncio no remake), fez algumas cenas de nudez explícita. Ao ser questionado sobre a presença deste tipo de conteúdo na atual versão, Loreto disse que tiveram adaptações por conta da classificação do horário de exibição. Com isso, as cenas são mais sugestivas e com toques sensíveis e poéticos.

José contou que se não tivessem essas adaptações, encararia tranquilamente as cenas de nudez, uma vez que os diretores e a equipe deixam os atores confortáveis e são extremamente profissionais. Sobre isso, o ator relembrou de uma foto publicada por ele nas redes sociais há dois meses, em que aparece de costas, pelado, ao lado do colega Jesuíta Barbosa. Na ocasião, ambos tinham acabado de terminar as gravações e foram nadar em um rio. Para Loreto, a ocasião foi natural e consequência das trocas, carinho e respeito que um tem pelo outro.

—  Quando fizemos a foto, baixamos as sungas, nos abraçamos e nos sentimos livres. Temos que parar com essa forma bruta de afeto entre homens. São dois amigos abraçados. Acho lindo poder ser frágil e tirar as amarras dessa minha criação machista — afirmou.

O intérprete de Tadeu revelou que achou tão natural e artística a foto que não esperava que ela fosse repercutir tanto. O ator ainda contou que muitos internautas elogiaram a atitude por ser vista como transgressora. 

Separação conturbada

Em fevereiro de 2019, chegou ao fim o casamento de José Loreto com a atriz Débora Nascimento, 36 anos. A relação durou quatro anos e, apesar de até hoje os motivos do término não terem sido totalmente revelados pelos artistas, surgiram boatos, na época, de uma suposta traição do ator. O processo de divórcio, com divisão de bens, iniciou em julho.

Na época, se especulou sobre quem tinha sido a mulher com quem Loreto se envolveu quando ainda estava casado. Entre os nomes especulados nas redes sociais estava o de Marina Ruy Barbosa, que, na época, trabalhava com o ator na novela O Sétimo Guardião. Por conta disso, Marina e José foram atacados nas redes sociais.

A assessoria de Marina chegou a publicar uma nota negando o envolvimento da atriz com José. A atriz, que já estava casada com Alexandre Negrão desde 2017, também se manifestou sobre o assunto e pediu para que parassem de acusá-la e de espalhar fofocas e mentiras. "Hoje comecei a ser apontada por fofoqueiros da internet de ser pivô de uma separação, que devem assistir muita televisão e pelo visto a novela. Eu amo meu marido e sou muito feliz no casamento e nunca teria, nem nunca tive nada além de uma parceria profissional e amizade no trabalho, consequência da novela. Complemente infundado tudo isso", dizia o tweet.

Por conta da situação, Loreto publicou nessa época um pedido de desculpas nas redes sociais por ter, segundo ele, ocasionado, mesmo que de forma indireta, o envolvimento de pessoas que nem sequer tinham relação com a história. O artista também admitiu seus erros e pediu perdão à esposa e à filha, que na época, tinha um ano.

"Peço perdão a você (Débora) e a nossa filha, antes de quaisquer outras pessoas, pois vocês foram as verdadeiras vítimas da minha hesitação. Peço desculpas a todas as pessoas que, de alguma maneira, foram envolvidas neste espetáculo público que eu causei", dizia a mensagem.

Segundo o intérprete de Tadeu, a forma como o casamento acabou causou uma ruptura muito grande em sua vida e na carreira profissional, que acabou sendo, de acordo com ele, "envolvida e manchada". Para José, a situação poderia ter sido resolvida de uma forma muito mais simples, com os envolvidos na história conversando, no entanto, as fofocas e especulações acabaram atrapalhando.

—  Sei que ficou uma mancha nessa minha estrada. Mas naquele momento as coisas aconteceram daquela forma por várias razões. Passou. Foquei no meu trabalho, no meu bem-estar. Eu tive que me reconectar com muita coisa. Mas pude zerar e entender quem é esse José de agora — afirmou o ator em entrevista ao Extra.

Apesar do término conturbado, José e Débora mantêm uma relação de amizade e moram no mesmo condomínio. De acordo com ele, essa decisão de continuarem próximos foi motivada para facilitar o processo de guarda compartilhada e a criação da filha. 

— Débora estava viajando a trabalho, e minha filha ficou comigo. Agora, vou para o Pantanal, e ela fica com a mãe. Nosso tempo de qualidade aumentou. Antes, quando estava o tempo todo com ela em casa, não estava 100% presente — contou.

Novo amor

Ao ser questionado sobre estar com um novo affair, José contou que está com uma pessoa, mas que ainda não atribuíram rótulo para à relação.

—  Posso dizer que estou muito bem, feliz, vivendo algo sem rótulos. Uma fase muito linda — resumiu.

José revelou que se casar de novo e ter um compromisso sério não está nos seus planos no momento. O ator também afirmou que não tem certeza se quer ser pai novamente.

—  Não sei se quero ter rótulos tão antigos como já tive. Estou vivendo uma fase linda que não tem classificação. Tenho duas irmãs. Cada uma delas têm dois filhos. Mas quero ter muita certeza se quero dar um irmão para a Bella. 

Projetos

Por conta das gravações da novela Pantanal, Loreto teve que desistir de atuar no filme sobre Sidney Magal. O ator interpretaria o cantor nas telas e chegou a fazer dois anos de preparação para o personagem. As filmagens do longa estariam, atualmente, em fase final, mas atrasaram por conta da pandemia.

— A rodagem coincidiu com o trabalho em Pantanal. Ponderei tudo, e fazer a novela teria um peso grande para mim. Deixei o filme como ator, mas virei coprodutor — contou.

Sobre novos trabalhos, o ator disse que está envolvido em um projeto sobre uma série nova. Se a ideia for aprovada, ele interpretará o protagonista. Além disso, revelou que tem vontade de voltar ao teatro no próximo ano.

Em 27 de maio, o ator completará 38 anos. De acordo com ele, agora que sua vida irá começar de verdade, já que tem maior maturidade e conseguirá aproveitar melhor as oportunidades.

— Tenho mais maturidade artística e emocional. Claro que tenho problemas, como todo mundo. Mas minha filha está com saúde. Vou todos os dias feliz para o trabalho, em paz. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias