Entretenimento



Entrevista à Rádio Gaúcha

Mauricio de Sousa comenta a criação de Sueli, primeira personagem surda da Turma da Mônica

Cartunista também mencionou novos projetos, entre eles o parque temático em Gramado

08/05/2022 - 11h42min

Atualizada em: 08/05/2022 - 11h46min


GZH
GZH
Instituto Mauricio de Sousa / Divulgação
Sueli, nova personagem da Turma da Mônica, é uma menina surda de nove anos

Após apresentar Sueli, a primeira personagem surda da Turma da Mônica, o cartunista Mauricio de Sousa participou do Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira (6). Durante a entrevista, ele comentou o processo de criação da menina de nove anos, que pretende aumentar a inclusão nos quadrinhos. 

— Fazia tempo que eu queria fazer um personagem surdo para a Turma da Mônica. Daí quando eu soube que aqui no Brasil aconteceria as Surdolimpíadas pela primeira vez, eu percebi que era hora da personagem nascer  — afirmou o cartunista, que se refere ao evento que está sendo sediado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A personagem, que ainda não está completa, ganhará uma biografia, de acordo com Sousa. Sueli ainda precisa receber detalhes como a composição de sua família e a explicação sobre sua surdez. Para tanto, o artista explica que é importante estudar a vivência das pessoas surdas, em especial na infância, para que sua representação seja o mais fiel possível à realidade. 

— Como o surdo é entendido, recebido, como ele se sente conforme os ambientes... Tudo isso vai, de alguma maneira, participar das nossas futuras histórias com a Sueli — relatou.

Aos 86 anos, Mauricio também falou sobre planos sobre novos personagens para a Turma da Mônica. Segundo ele, uma de suas inspirações é o neto Martin.

— Está me dando muitas ideias — comentou. — Ele é um personagem vivo.

O cartunista ainda citou outros projetos da Mauricio de Sousa Produções, como filmes, graphic novels e o novo parque temático da Turma da Mônica, Vila Mônica, que será inaugurado em Gramado em outubro. 

— Lindo! A turminha é do mundo, então na nossa Vila haverá esse sentido de universalidade — completa.

Ouça a entrevista completa:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias