Entretenimento



Falando de Sexo

O que é a janela fértil e quanto tempo dura?

Existem muitas maneiras de otimizar a fertilidade natural, incluindo a conscientização sobre ela

18/05/2022 - 13h49min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Quero engravidar, e uma amiga falou sobre controlar a minha janela fértil.Como isso funciona?

A janela fértil é o período de cinco ou seis dias antes (e incluindo o dia) da ovulação. 

A ovulação normalmente ocorre cerca de duas semanas antes do início do próximo período menstrual. Isso significa que uma mulher com um ciclo de 28 dias ovulará por volta do 14º dia, então a janela fértil seria entre o 9º a 14º. Mas nem todas têm um ciclo regular. 

Existem métodos baseados na conscientização da fertilidade que ajudam os casais a observar o ciclo mensal e quando a mulher está ovulando. Assim, podem planejar fazer sexo nos dias do mês em que é mais provável que ela engravide. 

Leia outras colunas

Métodos

Manter um calendário menstrual para ajudar a determinar seus dias mais férteis, acompanhar sua temperatura corporal, que sobe durante a ovulação, são métodos simples e eficazes. Além disso, a verificação do muco cervical também é válida: à medida que a mulher se aproxima da ovulação, a textura do muco cervical muda, passa de espessa e turva para mais fina, mais clara e mais escorregadia. Você também pode usar um kit de previsão de ovulação. Esse método, conhecido como "xixi no palito", identifica o hormônio luteinizante (LH), que atinge o pico logo antes da ovulação.

Ficar grávida pode levar tempo. Mesmo casais férteis normalmente não engravidam imediatamente. Existem muitas maneiras de otimizar a fertilidade natural, incluindo a conscientização sobre ela. Porém, o mais importante e indicado é consultar seu ginecologista.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias