Entretenimento



Gaúcho nas telas 

Saiba por onde anda Carmo Dalla Vecchia, o Zé Bob de "A Favorita"

GZH relembra os principais momentos da carreira e da vida do ator, no ar na trama reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo"

25/05/2022 - 08h40min

Atualizada em: 25/05/2022 - 08h43min


GZH
GZH
@carmodallavecchia / Reprodução Instagram
Carmo Dalla Vecchia estará na próxima novela das sete, "Cara e Coragem", que estreia em 30 de maio

Descendente de italianos, Carmo Dalla Vecchia, 50 anos, nasceu em Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul. O artista começou sua carreira no final dos anos 1980, quando se mudou com a família para Santa Maria e começou a atuar como modelo. Em 1998, venceu o concurso Look of The Year, o que resultou em um contrato com uma grande agência.

Na década seguinte, Carmo se mudou para o Rio de Janeiro para estudar teatro. Em 1994, chegou a fazer a oficina de atores da Globo. Sua estreia na televisão ocorreu em 1995, na minisérie Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados, em que interpretava Durval, filho da personagem principal.

No cinema, um dos seus papéis de destaque foi como um dependente químico no longa Onde Andará Dulce Veiga? Em 2000, o artista se mudou para a Argentina para interpretar Rian, par romântico de Carolina (Flavia Monteiro) na novela infanto-juvenil Chiquititas.

Na Globo, Carmo trabalhou em novelas de sucesso como Cobras e Lagartos (2006), A Favorita (2008), Cama de Gato (2009), Cordel Encantado (2011), Joia Rara (2013) e Império (2014). Seu trabalho mais recente foi em Órfãos da Terra (2019), como Paul. Além do trabalho nas telas e no teatro, o artista se dedica à fotografia, com exposições pelo Brasil e no Exterior. Em 2013, estreou sua primeira mostra fotográfica, chamada Tíbias, cérebros, crânios, rádios e úmeros, apresentada na Galeria Sérgio Gonçalves, no Rio de Janeiro.

No teatro, atuou em diversas peças e produziu o espetáculo Estranho Casal. Em 2019, atuou na versão brasileira de Billy Elliot. Na história, o ator interpretou Jack Elliot, pai do protagonista e do primogênito Tony Elliot.

A última aparição de Carmo na Globo foi no ano passado, quando integrou o elenco do Super Dança dos Famosos. O ator já havia participado do quadro em 2007, ficando na terceira colocação.

Ver Descrição / Ver Descrição
Carmo Dalla Vecchia interpretou o jornalista Zé Bob, na novela "A Favorita", em 2008

A Favorita

Um dos trabalhos de destaque de Carmo foi na novela A Favorita, exibida pela primeira vez em 2008 e atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Neste trabalho, o ator interpretou o jornalista Zé Bob.

O personagem de Carmo na trama se destaca por ser honesto, culto e idealista. Ele acredita que pode mudar o mundo com sua profissão e utiliza seu faro jornalístico para denunciar os esquemas de corrupção dos políticos. Na história, apesar de ser mulherengo e de aparentar estar cercado pelas paqueras, Zé Bob se sente só e vive com sua cadela Wilma em um apartamento.

O jornalista acaba se envolvendo com as antagonistas Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar). À medida que vai se envolvendo com elas, Zé Bob fica confuso sobre em quem acreditar. Uma delas é a assassina de Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), marido de Donatela. Por conta do crime, Flora acabou sendo presa, mas desde que saiu da prisão tem como objetivo provar sua inocência e, por consequência, acusar sua rival.

@carmodallavecchia / Reprodução Instagram
Pedro Rafael é filho do ator Carmo Dalla Vecchia e do autor de novelas João Emanuel Carneiro

Casamento e filho

Carmo é casado com o autor de novelas João Emanuel Carneiro há 16 anos. Apesar de tantos anos juntos, o ator só falou abertamente sobre o relacionamento no ano passado, durante sua participação no Super Dança dos Famosos. Na ocasião, o artista falou sobre a música que iria dançar, We Are Family (Nós Somos uma Família), do grupo feminino Sister Sledge, e fez um discurso contra a homofobia. Ele também aproveitou o momento para enviar um beijo para o marido e para o filho do casal, Pedro Rafael.

— É uma música que fala basicamente sobre sororidade, sobre empatia, sobre família e eu, pessoalmente, agora, gostaria de fazer uma homenagem muito grande à minha família e declarar o meu amor ao meu filho Pedro e ao meu marido João — disse durante o programa.

Em entrevista para o jornal O Globo, em agosto do ano passado, o ator revelou que demorou para se assumir gay publicamente por medo do preconceito e por achar que antes não saberia lidar com os ataques. Ele também relatou que teve receio de perder papéis de galã devido ao preconceito.

— Talvez tenha receio de ser trocado do escaninho, de perder o lugar porque alguém disse que pode estar nele, mas, aos 50, posso fazer outros personagens, né? — disse durante a entrevista.

O artista ainda contou que desde os nove anos vivenciou episódios de homofobia. Nessa época, recebia socos no estômago de colegas que gritavam: "Bicha".

O ator declarou que se sente mais livre e à vontade para falar sobre sua sexualidade e disse que ficou surpreso com a repercussão positiva de sua declaração no programa. Depois do Super Dança dos Famosos, ele relatou que têm recebido muitas mensagens de pessoas que o parabenizam por ter falado abertamente sobre o assunto.

Por onde anda Carmo Dalla Vecchia?

O último trabalho de Carmo no teatro foi em novembro do ano passado, quando estreou a temporada da peça Forever Young. O espetáculo ainda contou com os atores Miguel Briamonte, Fafy Siqueira, Fred Silveira, Keila Bueno, Paula Capovilla e Ton Prado.

O retorno do ator às novelas ocorrerá em breve. Carmo interpretará Alfredo, marido de Pat (Paolla Oliveira), em Cara e Coragem. A próxima trama das sete estreia em 30 de maio.

Na história, Carmo é um ilustrador que alterna o trabalho, realizado em casa, com os afazeres domésticos. Ele é quem cozinha, arruma a casa e leva os filhos Sossô (Alice Camargo) e Gui (Diogo Caruso) para a escola, enquanto a esposa trabalha como dublê de ação.

Na segunda-feira (23), Carmo publicou em seu perfil no Instagram imagens do personagem Zé Bob, de A Favorita.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias